domingo, 26 de junho de 2022

Guiné-Bissau: República do Tráfico de Droga e Plataforma de Instabilidade

MAGISTRADO AFIRMA QUE SE REGISTA AUMENTO DE TRÁFICO DE DROGA E CONSUMO DE CANABIS NA GUINÉ-BISSAU

O vice- Coordenador do Gabinete de Coordenação do Combate ao Tráfico de Drogas, Mário Yala, afirmou esta sexta-feira, 24 de junho de 2022, que se registou o aumento de tráfico de drogas e do consumo de canabis na Guiné-Bissau, embora não tenha avançado dados. 

A informação foi revelada durante a cerimónia de investidura de sete magistrados que vão integrar o Gabinete de Coordenação do Combate ao Tráfico de Drogas.

Os sete magistrados empossados terão a missão de investigar supostos atos criminais ligados às práticas de tráfico de drogas, com base nas convenções de Viena sobre o combate aos estupefacientes, às quais a Guiné- Bissau está vinculada desde 1993.

O magistrado, Mário Yala, defende que o Estado utilize todos os mecanismos necessários para diminuir esse flagelo, tendo apelado também esforços do Ministério Público e dos órgãos de policiais criminais para combater o fenômeno para o bem da sociedade guineense.

Presidindo à cerimónia, o Vice-Procurador-Geral da República, Rui Sanhá, disse que os membros do recém-criado gabinete vão reforçar o papel do Ministério Público no combate ao tráfico de drogas no país.

Explicou que a sua direção quis dar mais impulso ao combate ao tráfico de drogas, permitindo que o país tenha uma imagem positiva, apelando ao maior engajamento dos recém-empossados.

“Com esse ato queremos mostrar a nossa cara no combate ao tráfico de drogas e práticas nefastas. Temos consciência de que é difícil acabar com o tráfico de drogas e outros males que afetam a nossa sociedade, nomeadamente a excisão feminina, mas com a vontade de todos os atores podemos diminui-los”.

Sanha reconheceu que, apesar de haver uma lei que criminaliza as práticas nefastas, sobretudo a excisão feminina, a Guiné-Bissau não registou ainda grandes avanços no combate a esse fenômeno.

Tiago Seide | O Democrata (gb)

Sem comentários:

Mais lidas da semana