quarta-feira, 6 de julho de 2022

FEIOS, PORCOS E MAUS DO IMAGINÁRIO LOGRO DO OCIDENTE

Mais uma voltinha mais uma viagem no Expresso Curto, hoje com Raquel Moleiro, jornalista do burgo do tio Balsemão Bilderberg. 

Nesta voltinha é evidente a lavagem ao cérebro que que afeta jornalistas e consequentemente os que pela sua dormência transmitida também afeta moles imensa dos que preferem falar de Futebol, de Fátima e de Fado - os três efes salazar-fascistas ainda em vigor na atual pseudodemocracia. É sempre útil saber como esses não pensam, talvez porque consideram que pensar e ver a realidade com olhos de ver dói muito. Pois não. Não dói nada.

Fiquem, na boa. Com um grande bom dia da nossa parte e a certeza de que face à realidade é indubitável que não vai ser um bom dia para a maioria dos portugueses e cidadãos do mundo. Mas isso a maioria já sabe, fazem-se é de parvos recorrendo ao faz de conta quotidiano. Sigam para o Curto do Expresso sorrindo. Perdoai aos senhores(as) que roubam, mentem, vigarizam, exploram e manipulam os trouxas que são realmente a maioria e cúmulo da estupidez: os que produzem e sobrevivem miseravelmente, a quem lhes falta tudo – inclusive consciência… 

Leia. Leia sempre, porque é a melhor via para "aprender, aprender sempre!". Podem ser ou vir a ser feios, porcos e maus do imaginário logro  do Ocidente Mas são gente vitimas do tão implantado ultraliberalismo rumo ao fascismo em curso no tão badalado Ocidente. (SG|PG)

O trabalho de uma geração

Raquel Moleiro | Expresso Curto

Nunca pensei voltar a ouvir falar de Plano Marshall fora das aulas de História, em que os verbos eram no passado, tão longínquos quanto a última guerra na Europa, que deixara o velho continente em destroços, necessitado do apoio financeiro dos EUA para reerguer economias e cidades. Hoje só mudam os lados do conflito e o tempo verbal fez-se presente. É a Ucrânia que precisa de ajuda para se levantar. Quando ainda concentra todas as forças nas zonas de batalha ativa contra o invasor russo, mais de 40 países aliados, instituições internacionais e setor privado, e uma delegação da própria Ucrânia, reuniram-se durante dois dias na Suíça para traçar o plano de divisão de esforços para a reconstrução do país liderado por Volodymyr Zelensky.

A Dinamarca deverá reconstruir Mykolaiv, o Reino Unido ofereceu-se para recuperar as zonas destruídas da capital, a França destinará os esforços à região de Tchernihiv. Haverá espaço para todos os que quiserem ajudar. Em mais de quatro meses de guerra, foram destruídos, atingidos ou ocupados pelo menos 45 milhões de metros quadrados de habitações, 256 empresas, 656 instituições de saúde, 1177 escolas. Orçamento: por alto, 730 mil milhões de euros, que a Ucrânia defende que venha parcialmente dos bens russos congelados pelas sanções.

Portugal vai ajudar a reerguer escolas atingidas pelos bombardeamentos na região de Jitomir, a 150 quilómetros de Kiev, onde há pelo menos 70 instituições de ensino destruídas, desde creches a liceus. O trabalho de mapeamento da intervenção já foi feito, garante o ministro da Educação, João Costa, que representou o país na Conferência de Lugano. Está agora a ser elaborado o projeto preparatório, que envolve o Governo, a Parque Escolar e e as autoridades ucranianas.

Mas mais do que um plano de obras, da conferência saiu ontem uma declaração de princípios a que a reconstrução deve obedecer: o processo será liderado pela Ucrânia em parceria com os parceiros internacionais; com foco nas reformas, em linha com o caminho europeu; com transparência, responsabilidade e reforço do Estado de direito; com participação democrática da população; envolvimento de várias partes, nacionais, internacionais, públicas e privadas; com respeito pela igualdade de género e inclusão e também da sustentabilidade.

Na frente da batalha todos os dias são somadas novas baixas estruturais, para não falar das humanas. O controlo russo do Donbass é quase total depois da conquista de Lysychansk e as duas principais cidades de Donetsk ainda sob o controlo de Kiev - Sloviansk e Kramatorsk -, tornam-se os novos alvos a conquistar. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que participou na conferência de Lugano através de um vídeo gravado, admitiu que a reconstrução será uma empreitada para vários anos, o trabalho de uma geração, cuja verdadeira dimensão só será conhecida quando terminar o conflito. A guerra entra hoje no seu 133ª dia.

OUTRAS NOTÍCIAS

Há cinco dias que o aeroporto de Lisboa é campo fértil para o cancelamento de voos. As filas e passageiros já não se fazem para passar a fronteira mas adensam-se junto aos balcões das companhias que os deixam em terra, principalmente da TAP, a companhia com mais voos cancelados no Humberto Delgado (porque tem o maior número de slots). Ontem não se fizeram 28 viagens. No fim de semana houve 9 mil malas perdidas. Há camas de campanha e passageiros a dormir no chão. O caos não é exclusivo de Portugal ou da TAP, mas generalizado aos principais aeroportos e companhias europeias. Hoje o presidente da ANA, José Luís Arnaut, e o presidente executivo, Thierry Ligonnière, vão ao Parlamento falar aos deputados.

A moção de censura ao Governo apresentada pelo Chega vai ser hoje debatida na Assembleia da República. No documento, o partido de André Ventura lembra Jorge Sampaio e Santana Lopes e aponta o dedo aos ministros da Saúde, Finanças e Infraestruturas. Mas o chumbo está garantido. Iniciativa Liberal e PSD já anunciaram que vão abster-se e a Esquerda une-se no voto contra. A crise entre o primeiro-ministro e Pedro Nuno Santos será, certamente, um dos temas principais do debate.

O FMI analisou a economia portuguesa e deixou ao Governo um roteiro de recomendações, para consolidar as contas sem prejudicar o crescimento. Das pensões aos impostos, da administração ao mercado de trabalho, do PRR aos apoios às empresas, até ao mercado imobiliário, a lista de recomendações é longa. A Economia do Expresso faz-lhe um resumo.

O Ministério Público vai investigar o professor da Universidade de Aveiro após comentários homofóbicos nas redes sociais e, posteriormente, a órgãos de comunicação social. O inquérito foi aberto pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Aveiro na sequência de uma denúncia contra Paulo Lopes, docente do departamento de Física. Está de momento suspenso de funções. Governo diz que universidade tem autonomia disciplinar para lidar com o caso.

Na saúde, se o caos nas urgências, principalmente de obstetrícia, já estava instalado, com a instabilidade e os fechos a manterem-se por falta de especialistas nas escalas, a situação tenderá a escalar amanhã com a greve dos enfermeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo. O sindicato exige, entre outras medidas, a vinculação de todos os profissionais com vínculos precários.

Com os casos de varíola dos macacos em Portugal a ultrapassar os 400, o país recebeu as primeiras 2.700 doses de vacinas contra a doença, atribuídas pela Comissão Europeia aos estados-membros mais afetados pela doença.

A Estrutura de Missão ‘Recuperar Portugal’ vai supervisionar a ajuda a Mário Ferreira, depois de ter sido conhecido que as empresas turísticas do empresário tiveram um investimento de 40 milhões de euros aprovado pelo Banco Português de Fomento, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Bloco de Esquerda quer ouvir BPF sobre a aprovação.

Conselho Superior da Magistratura aprova proposta que impede juízes no Governo de voltarem à magistratura. Mas há uma nuance.

Termina hoje a 1ª fase dos exames nacionais do ensino secundário, com os testes de Geometria Descritiva A e História B.

Calendário da Liga já é conhecido. Saiba aqui quem joga com quem e em que jornada.

As temperaturas sobem a partir desta quarta-feira e podem atingir 40 graus em algumas regiões. Os moradores de Sintra, onde me incluo, agradecem que o microclima também dê aqui uma hipótese ao verão. No país, a seca agrava-se. O corte de água está a ser ponderado no nordeste transmontano. Há cinco barragens em situação crítica. O governo reconhece a gravidade da situação e o “risco extremo dos próximos dias”, mas garante água para consumoPortugal e Espanha enfrentam o clima mais seco dos últimos 1200 anos. Itália decretou estado de emergência.

Depois de dois anos de interrupção pandémica, o festival NOS Alive volta esta quarta-feira a Algés com um cartaz encabeçado pelos Strokes (hoje), Florence The Machine (dia 7), Metallica (dia 8), Imagine Dragons, e os regressados Da Weasel (dia 9). Veja aqui como chegar, horários, mapa e demais informações úteis. Mais a sul, em Portimão, tem também hoje início a edição de estreia do Rolling Loud, um dos maiores festivais de hip-hop do mundo. O desfile de concertos começa esta quarta-feira, com o rapper norte-americano J. Cole em destaque, e prolonga-se até dia 8.

Lá fora

Governo britânico desmorona-se com a demissão dos ministros das Finanças e da Saúde, por falta de confiança em Boris Johnson. Em causa está o escândalo sexual que levou à suspensão de um deputado. Alertado para comportamentos impróprios anteriores, o primeiro-ministro do Reino Unido não agiu e agora alega que se esqueceu da informação que repetidas vezes lhe foi transmitida.

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, vai ter hoje a sua prova de fogo na Assembleia Nacional ao apresentar o programa do Governo. O ministro da Solidariedade, Damien Abad, acusado de abusos sexuais saiu do Governo, no âmbito da remodelação do executivo francês, que conta com novas caras na Saúde e no Ambiente. Caso Borne não aproveite o momento para pedir um voto de confiança aos deputados, a Esquerda já avisou que vai votar uma moção de censura.

Foram conhecidos nas últimas horas mais pormenores sobre o ataque no desfile de 4 de Julho, em Highland Park, nos subúrbios de Chicago, em que morreram seis pessoas e mais de 30 ficaram feridas. O atirador, de 21 anos, disparou mais de 70 balas na direção do desfile, de um telhado, com uma espingarda legal, de forma aparentemente aleatória. Depois, disfarçado com roupas de mulher, misturou-se no meio da multidão. Terá preparado o crime durante semanas. Foi detido oito horas depois do tiroteio a 16 quilómetros do local.

No Mediterrâneo central, o navio humanitário ‘Ocean Viking’ resgatou terça-feira mais 15 pessoas que se encontravam num pequeno barco insuflável, transportando agora 306 migrantes a bordo e aguardando um porto seguro para desembarque.

FRASES

“Não havendo um referendo [à regionalização] em 2024, que aliás teria de se conciliar com as eleições europeias e as regionais nos Açores, não é num ano como em 2025, quando há autárquicas, ou em 2026, quando há presidenciais e legislativas, que essa oportunidade se vai abrir.”
Luís Montenegro, líder do PSD, a atirar possível referendo à regionalização para lá de 2026.

“O processo de pesquisa do património dos devedores e avalistas [do Novo Banco] apresenta limitações ao nível da sua abrangência e do seu timing de execução”
Relatório de auditoria da Deloitte, entregue no Parlamento, onde se conclui que a entidade bancária falha na busca de património dos seus devedores.

"Tenho muito medo de ficar aqui para sempre. Não se esqueça de mim”
Brittney Griner, jogadora de basquetebol norte-americana, que está detida na Rússia desde fevereiro, numa carta enviada a Joe Biden.

“[A detenção de menores] tem um impacto profundo e negativo na saúde e bem-estar infantil e pode ter um impacto negativo duradouro no desenvolvimento cognitivo das crianças”
Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), num comunicado conjunto divulgado terça-feira

O QUE ANDO A LER

Hoje é dia mundial das Zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e seres humanos), uma coincidência feliz que encaixa perfeitamente com o livro que comecei a ler por estes dias. Chama-se Zoobiquidade (Ed. Pergaminho), um palavrão que só chama à leitura pelas muitas recomendações que carrega antes da sua edição para português - bestseller do The New York Times, livro do ano da Discover magazine e da Smithsonian Institution – mas que reserva apenas para o título o peso do aborrecimento escolástico.

Lá dentro, Barbara Natterson-Horowitz, cardiologista e professora do departamento de Biologia Evolutiva Humana na Universidade de Harvard, e Kathryn Bowers, jornalista de ciência na CNN International e editora na Atlantic Monthly, contam histórias surpreendentes de como os animais e o seu reino podem ensinar os humanos, principalmente a nível da saúde, pedindo-se uma maior partilha de conhecimento entre médicos e veterinários, entre a medicina dos homens e a dos bichos, que tem mais semelhanças que diferenças.

Uma sagui-imperador com problemas cardíacos, Spitzbuden de seu nome, residente no zoo de Los Angeles, mostrou a Barbara que os animais podem sofrer das mesmas doenças, ter as mesmas síndromes que os humanos, já identificadas e estudadas pelos veterinários há vários anos, sem que haja partilha de conhecimento com os médicos. Isso lançou-a numa inesgotável pesquisa sobre “Os animais têm________ (preencher com a doença)?”. E foi assim que descobriu jaguares sul-americanos com cancro da mama, rinocerontes com leucemia, coalas na Austrália no centro de uma epidemia de clamídia, polvos com comportamentos autodestrutivos, chimpanzés selvagens com depressão, búfalos asiáticos toxicodependentes de bagas psicotrópicas, dinossauros com artrite e até cancro.

“Kathryn e eu encontrámos, quase sem exceções, uma correlação animal para todas as doenças humanas de que nos lembrámos. O que nos faltava era um nome para esta nova fusão entre Medicina evolutiva, medicina veterinária e humana”, conta a cardiologista. Chamaram-lhe Zoobiquidade.

PODCASTS A NÃO PERDER

Telma Monteiro: “Nós, mulheres, estamos sujeitas a um escrutínio maior sobre o nosso corpo e a situações que tiram confiança e auto-estima” Uma conversa com a melhor judoca portuguesa de sempre sobre as exigências do desporto a alto nível, a preparação mental e o topo da carreira no novo podcast do Expresso As Mulheres Não Existem.

João Pinto: “Prefiro ser aquela banda de garagem que ouvem de vez em quando do que ser uma superestrela que tem de ser mais abrangente” No último episódio desta temporada do podcast “Humor À Primeira Vista”, o humorista João Pinto fala de “Mãe”, o novo espetáculo a solo em que vai falar sobre a sua mãe, mas também sobre as de todos nós.

Tatanka: “Nunca tive problemas de dependência com nada, mas às vezes perdes uma bocadinho a noção. Fazes coisas que não farias” Daniel Oliveira recebe o músico e jurado do Ídolos Tatanka nesta emissão do Alta Definição em podcast.

Este curto fica por aqui. Acompanhe toda a atualidade em expresso.pt. O semanário sai já sexta-feira

Sem comentários:

Mais lidas da semana