segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Angola | Longa Fila para os Diamantes de Sangue – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Na hora da verdade os indefectíveis encartam o estojo e vão encher os bolsos para outro lado. Se for preciso apedrejam quem lhes deu de comer. Bendizem os matadores de ontem, os traidores que alugaram armas ao regime racista de Pretória, os destruidores de Angola, os que atiraram para Luanda milhões de angolanas e angolanos fugindo da fúria assassina dos sicários da UNITA. Na hora da verdade nem sabem o que é isso do MPLA e mandam recados ao chefe do Galo Negro garantindo-lhes que são maninhos desde pequeninos. 

No tempo da luta, quem aderia ao MPLA sabia que a traição, a delacção e a deserção eram crimes gravíssimos, castigados com fuzilamento. As coisas mudaram em 1992, mas também não era necessário passar do oito para o oitenta. Ou para falarmos em termos eleitorais, do oito para o três. É impressionante a chusma de indefectívais do MPLA que depois de décadas à boa vida, bolsos cheios e pança a rebentar pelas costuras, opta pela traição e pela deserção. E são incensados, elogiados, vistos e ouvidos pelos agentes do banditismo mediático. 

Pelo meio, há um movimento insidioso que visa promover o esquecimento e atulhar a memória da opinião pública com mil mentiras e lixo mediático. Desde o dia 24 de Agosto que qualquer leproso moral é especialista na realidade angolana. Um tal Luís Jimbo, estrela da TPA, hoje disse na CNN que a UNITA ganhou as eleições. Mas avisou: “Ninguém pense que o problema da fome se vai resolver imediatamente. Estas coisas levam tempo”. Os criminosos de guerra amnistiados já ganharam. Mas não esperem resultados imediatos. 

Um manipulador desavergonhado tem quitanda na TPA. E ainda dizem que os da UNITA não têm direito à palavra. Falam pelo ânus. Mas pelos vistos são os únicos que podem falar nos Media portugueses. Cada qual o mais feio, porco e mau. O mais mentiroso. O mais manipulador. O mais irresponsável. Tudo moças e moços de recados mas muito maus. 

Quando foi criado o Novo Jornal, um amigo dizia-me preocupado: “Estamos a apoiar isto mas temo que seja uma pedra pesada que ajudamos a levantar e depois nos vai cair nos pés. Quando aquilo caiu nas mãos de Sobrinhos e Madalenos, claro que o pedregulho caiu nos pés de quem promoveu o projecto. Logo se percebeu que aquele negócio apenas estava interessado em promover um MPLA subterrâneo que tinha como principal objectivo tomar o poder sem fazer nada. Eram quase todos imbumbáveis e supinamente ignorantes. Matumbice.

Logo a seguir abriram “O País”. Uma mistura explosiva de racistas, um antigo agente da PIDE (Hélder de Sousa) e Carlos Blanco, o secretário do Reis Ventura, ideólogo do colonial fascismo e com tribuna permanente no jornal Província de Angola. 

Ao mesmo tempo, chegou para abanar a árvore das patacas Carlos Rosado de Carvalho, moço de recados do Pinto Balsemão, mas criado às ordens de qualquer dono que lhe acene com umas notitas. A UNITA passou-lhe uns dólares pelas narinas e agora é mais savimbista do que Adalberto. Veio no pacote um leproso estrábico, Emídio Fernando, que ia comer à mão de quem estava (e ainda está) no poder mas agora tem um olho virado para os diamantes de sangue e outro para os dólares dos cofres públicos. 

O Emídio Fernando, leproso mental e cegueta funcional, disse na CNN onde tem linha aberta: “Ninguém percebe como os eleitores votaram no MPLA em províncias como a Huíla ou o Cuanza Sul onde o governo nada investiu”. O estrábico leproso não sabe mas eu vou dizer-lhe, por piedade: Porque o MPLA salvou a vida a milhões de angolanas e angolanos que a UNITA marcou para matar. Tão fácil de perceber! Entre salvadores e matadores, a escolha é fácil.

Um tal João Fernando Ramos, da TVI/CNN, disse que a UNITA ganhou as eleições na capital: “Luanda é da UNITA, os seus apoiantes têm o direito de se manifestar na sua cidade!”. Mentiroso e idiota. Luanda não é da UNITA nem de outro partido. Luanda é dos luandenses. Mas se ele quiser que lhe faça um desenho, também por piedade vou fazer: A UNITA ganhou a maioria dos votos expressos no Círculo Provincial de Luanda. Mas os eleitores que apostaram na abstenção ainda estão à frente de todos. A capital tem dez milhões de habitantes!

Cuidado com esses! Quando decidirem manifestar-se vai ser para partir o focinho a quem atentar contra a Segurança Nacional. Não façam confusões. Não metam na cabeça dos marginais de Luanda que a cidade é deles, desde o dia 24 de Agosto ao fim da tarde. Não espalhem ilusões perigosas! 

A UNITA, como sempre, não respeita as instituições do Estado. Odeia da democracia. Como sempre, não respeita os resultados eleitorais. Como sempre, espezinha o regime democrático. Desta vez Adalberto exagerou. Porque não invocou apenas fraude eleitoral. Disse que o MPLA não ganhou as eleições: “A UNITA é que ganhou”. Em que país do mundo um líder partidário rejeita os resultados oficiais e diz que ganhou as eleições porque fez a sua contagem? Nenhum. Nem em Portugal. Os seus correligionários do Chega ainda não têm peito para isso.

A UNITA fez mil vezes pior em 2010. Depois de meses de debates públicos, foi aprovada a Constituição da República. Sabem o que fizeram os deputados do Galo Negro? Abandonaram a sessão plenária! Não votaram contra. Não se abstiveram. Foram embora. Desertaram da democracia. Mas hoje invocam a Lei Magna quando lhes interessa!

A UNITA diz que os resultados eleitorais provisórios estão errados. Mas hoje ao fim da tarde, o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral disse que “não foi apresentada qualquer reclamação dos partidos concorrentes”. Adalberto tomou uma posição gravíssima e afinal o seu partido não apresentou qualquer reclamação. Para a operação anti democrática ter mais amplitude, os comissários da UNITA na CNE anunciaram hoje que abandonam a instituição. Mas o porta-voz da CNE garantiu pubicamente que a acta dos resultados provisórios foi aprovada por unanimidade e os delegados da UNITA assinaram o documento! Alguém pode confiar em gente desta? Sim, os donos e produtores do lixo mediático.

Os resultados definitivos só são divulgados quando a CNE apreciar os relatórios de todas as delegações provinciais da instituição. E os comissários estão a apreciar “votos reclamados”. Logo o leproso estrábico Emídio Fernando disse que “em Luanda são cem mil”. O rapazola não sabe o que são votos reclamados. Por piedade vou dizer-lhe. São boletins que oferecem dúvidas. Mais nada que isso. O MPLA ganhou as eleições com maioria absoluta, Abram o champanhe!

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana