domingo, 7 de agosto de 2022

Especialistas chineses desvendam cálculos dos EUA ao jogar "carta de Taiwan"

Beijing, 7 ago (Xinhua) -- A tentativa dos EUA de obstruir a reunificação completa da China e o rejuvenescimento da nação chinesa jogando a "carta de Taiwan" está fadada ao fracasso, disseram especialistas chineses.

Considerando a China como o principal adversário e o desafio de longo prazo, os EUA vêm exaltando a questão de Taiwan nos últimos anos, e seu real objetivo é conter a China, disse Wang Shushen, pesquisador do Instituto de Estudos de Taiwan, Academia Chinesa. de Ciências Sociais (CASS).

Os Estados Unidos têm jogado a "carta de Taiwan" com frequência e de várias maneiras, desde visitas e vendas de armas à região de Taiwan da China até movimentos que instigam Taiwan a "se dissociar economicamente do continente chinês", disse Wang.

Os Estados Unidos nunca agem no interesse de Taiwan, mas, ao contrário, estão espremendo Taiwan para obter benefícios políticos e econômicos, observou Li Haidong, chefe do Centro de Estudos Americanos da Universidade de Relações Exteriores da China.

Especialistas disseram que, sabendo que as autoridades do Partido Democrático Progressista (DPP) confiam nos Estados Unidos para buscar a "independência de Taiwan", o lado dos EUA usa Taiwan como um "caixa eletrônico", fazendo com que Taiwan gaste muito na compra de armas e compre aeronaves de passageiros dos EUA, entre outros. Também exigiu que a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited construísse fábricas nos Estados Unidos e compartilhasse documentos comerciais, incluindo inventário e listas de clientes, com o objetivo de aliviar sua própria escassez de chips.

As autoridades do DPP só conseguiram alguns benefícios políticos ilusórios a um alto custo econômico, destacou Zhang Guanhua, vice-chefe do Instituto CASS de Estudos de Taiwan. As consequências estão destinadas a ser suportadas pelo povo de Taiwan, disse Zhang.

Os atos das autoridades do DPP de apostar o futuro de Taiwan em alguns políticos gananciosos e egoístas dos EUA anti-China são extremamente irresponsáveis ​​e perigosos, disse Zeng Runmei, pesquisador do Instituto CASS de Estudos de Taiwan.

Ecoando Zeng, Zhu Songling, professor de estudos de Taiwan da Beijing Union University, disse que agindo como peão das forças anti-China dos EUA e buscando imprudentemente a "independência de Taiwan", as autoridades do DPP julgaram mal a situação e fizeram cálculos errados. "Eles nunca terão sucesso", disse Zhu.

Fonte: Xinhua | Editor: Huaxia

Na imagem: A ilha de Taiwan pertence ao território da China, um dado histórico inquestionável e afirmação irrebatível.

Sem comentários:

Mais lidas da semana