quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Gorbachev morreu | As lições de sua política imatura de se aproximar do Ocidente

Observadores chineses expressam sentimentos mistos sobre dirigente russo Gorbachev, tiram lições de sua política imatura de se aproximar do Ocidente

Chen Qingqing | Global Times

Observadores chineses e internautas compartilharam na quarta-feira o sentimento misto sobre o falecimento do polêmico político Mikhail Gorbachev na terça-feira. Enquanto o Ocidente se lembrava dele e elogiava seu papel histórico ao aproximar a União Soviética do Ocidente e acabar com a Guerra Fria, os observadores chineses o consideravam uma figura trágica que atendia os EUA e o Ocidente sem princípios, cometeu graves erros ao julgar o situação internacional, e causou caos na ordem econômica doméstica, que servem como um lembrete para outros países ficarem cautelosos sobre qualquer tentativa de "evolução pacífica" por parte das forças ocidentais.

#Traduzido em português do Brasil

Em uma reflexão histórica, Gorbachev é ingênuo e imaturo, que representou um certo período histórico da Rússia (URSS) oscilando entre os caminhos de "buscar um caminho independente" e "abraçar o Ocidente", disseram alguns observadores. Adorar cegamente o sistema ocidental fez a URSS perder a independência, e o povo russo sofreu com a instabilidade política e a severa pressão econômica, que a China considerou como um grande aviso e lição para tirar experiência de seu próprio governo, disseram observadores.

Gorbachev morreu na terça-feira aos 91 anos, informou a TASS. Ele foi o primeiro e o último presidente soviético, renunciando em 25 de dezembro de 1991, quando a União Soviética deixou de existir ao mesmo tempo. 

O presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu suas mais profundas condolências pelo falecimento de Gorbachev, segundo relatos da mídia russa, citando o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. 

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, também estendeu suas condolências, chamando Gorbachev de estadista que mudou o curso da história e "fez mais do que qualquer outro indivíduo para trazer o fim pacífico da Guerra Fria", segundo relatos da mídia. 

Em 1985, Gorbachev tornou-se secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.

Durante seu tempo no cargo, Gorbachev teve como objetivo reenergizar a economia soviética estagnada, que estava repleta de ineficiência, gastos excessivos com defesa e corrupção crescente. Ele pediu reorganização e modernização urgentes, mas logo expandiu sua reforma para a estrutura política e social de toda a nação, disse RT.

A política da "perestroika" foi anunciada em 1986 como uma tentativa de reorganizar a economia, e outra política proclamada "glasnost" com o objetivo de trazer transparência à sociedade. Ele também propôs uma mudança constitucional para passar para um sistema presidencialista e criou um novo órgão político chamado Congresso dos Deputados do Povo, de acordo com relatos da mídia russa.

A política externa de Gorbachev, também conhecida como o "novo pensamento", marcou um período de melhora significativa das relações entre a União Soviética e os países ocidentais, substituindo a era das hostilidades da Guerra Fria, e em 1986, ele anunciou planos para retirar as tropas soviéticas do Afeganistão , mas levou mais três anos para concluir a retirada. 

A democratização parcial da sociedade soviética sob Gorbachev levou a um aumento do sentimento nacionalista e anti-russo na maioria das 15 repúblicas soviéticas, e a União Soviética entrou em colapso com velocidade dramática durante a última parte de 1991, com o ex-líder soviético enfrentando tremendas críticas. a maioria em casa. 

"Durante o período em que esteve no cargo como líder máximo da URSS, cometeu erros graves ao julgar situações domésticas e internacionais, e os fatos provaram que as políticas implementadas foram catastróficas para o país", disse um veterano de Pequim. especialista em assuntos internacionais que falou sob condição de anonimato ao Global Times na quarta-feira. 

Esses erros causaram o caos na ordem econômica doméstica, fazendo com que o público perdesse a confiança no sistema do país; em vez de salvaguardar os interesses nacionais, a política externa foi definida pelo Ocidente liderado pelos EUA, observou o especialista. Essa governança imatura deixou uma dor duradoura para a Rússia até hoje, disse ele. 

Alguns observadores chineses frequentemente se referiam a Gorbachev como "aquele que traz a ruína a si mesmo". Na última década, o principal líder russo, Vladimir Putin, aprendeu com as lições do líder soviético na década de 1990, aderindo ao próprio caminho do país, disseram observadores. 

Como lição para a própria governança da China, o Partido Comunista da China mantém seu próprio caminho socialista com características chinesas, ressaltando maturidade política e sobriedade. 

"Gorbachev foi enganado pelo Ocidente. No momento crítico, ele não conseguiu salvar a URSS nem o Partido Comunista da União Soviética", disse Wang Yiwei, diretor do Instituto de Assuntos Internacionais da Universidade Renmin da China, ao Global Times. na quarta-feira.

A abertura da China é baseada nos quatro princípios, incluindo insistir na liderança do Partido e no princípio da independência, em vez de buscar a ocidentalização como a URSS, disse Wang. 

Imagem: Político russo Mikhail Gorbachev (Foto de arquivo) Foto: IC

Sem comentários:

Mais lidas da semana