quarta-feira, 3 de agosto de 2022

PELOSI EM TAIWAN - CHINA DIZ QUE OS EUA ESTÃO A BRINCAR COM O FOGO

Pequim ameaça com "ações militares direcionadas". Exército chinês em "alerta elevado"

Nancy Pelosi chegou  a Taiwan para uma visita oficial

República Popular da China ameaçou com "ações militares direcionadas" como resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, Nancy Pelosi, a Taiwan.

"O Exército de Libertação do Povo Chinês está em alerta elevado e lançará uma série de operações militares específicas para contrariar esta situação, defender a soberania nacional e a integridade territorial e impedir resolutamente a interferência externa e as tentativas separatistas de 'independência de Taiwan'", disse o porta-voz do exército, Wu Qian, numa declaração de condenação da visita.

"Os Estados Unidos distorcem, obscurecem e esvaziam constantemente a política de 'Uma China'", considerou o Ministério chinês das Relações Exteriores em comunicado, depois de Pelosi aterrar em Taiwan.

"Estes movimentos são extremamente perigosos, como brincar com o fogo. Aquelas que brincam com o fogo morrerão com isso", complementa.

A líder da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, aterrou esta terça-feira em Taiwan, apesar das ameaças da China. Perante a previsão desta chegada, o aeroporto internacional de Taoyuan aumentou o seu nível de segurança após uma ameaça de bomba.

A operadora do aeroporto, o maior de Taiwan, recebeu de manhã uma ameaça que alertava para a colocação de três engenhos explosivos nas suas instalações, avançou a agência de notícias taiwanesa CNA.

Segundo a agência de notícias, a polícia garantiu não ter encontrado "nada suspeito" no recinto do aeroporto, mas "reforçou a segurança do aeroporto para garantir a estabilidade dos voos".

TSF | AFP

Ler mais em TSF:

Tensão China-EUA. Nancy Pelosi está mesmo em Taiwan apesar dos avisos de Pequim

Taiwan diz ter detetado 21 incursões chinesas na zona de identificação de defesa aérea

Caças chineses sobrevoam Taiwan antes de Pelosi chegar. Sirenes de defesa tocam na China

China ameaça EUA após promessa de defender Taiwan: "Brincam com o fogo"


Sem comentários:

Mais lidas da semana