terça-feira, 6 de setembro de 2022

EXPRESSO CURTO, SEM TIRAR NEM PÔR

Ontem foi dia de Costa, hoje é dia de Adriano e também pode ser de Leopoldina

Eunice Lourenço | Expresso (curto)

Bom dia

Se tem pressa em saber quais as medidas do Governo para contrariar os efeitos da inflação pode ir direto para aqui. Ontem, foi finalmente dia de António Costa apresentar o seu plano, prontamente promulgado pelo Presidente da República e criticado pela oposição.

Já voltamos ao plano, porque o que gostava mesmo era hoje dar a conhecer uma jovem princesa que há 200 anos ajudou a mudar e a moldar a história de um país.

“Pedro, o Brasil está como um vulcão. Até no paço há revolucionários. (…) O Brasil será em vossas mãos um grande país. O Brasil quer-vos para seu monarca. Com o vosso apoio ou sem o vosso apoio ele fará a sua separação. O pomo está maduro, colhei-o já, senão apodrece. (…) Tereis o apoio do Brasil inteiro e, contra a vontade do povo brasileiro, os soldados portugueses que aqui estão nada podem fazer. Leopoldina”

A carta de Leopoldina escrita a 2 de setembro chegou a D. Pedro no dia 7, quando o então príncipe estava nas margens do Ipiranga, em S. Paulo, onde tinha ido numa tentativa de acalmar os ânimos independentistas. No mesmo dia 2, a arquiduquesa austríaca, princesa da Hungria e da Boémia, tinha assinado, como regente, o decreto da Independência do Brasil que precisava de ser sancionado pelo marido. Atrasou o envio do documento para que a sua carta a explicar as razões do decreto chegasse primeiro e, quando a lei, D. Pedro deu o seu gripo do Ipiranga: “Independência ou morte!” Menos de 3 meses depois, Pedro e Leopoldina seriam coroados imperadores do Brasil.

Este dia de vésperas das celebrações da independência, com Marcelo Rebelo de Sousa a voar ao encontro de Jair Bolsonaro, em plena campanha eleitoral com o Brasil a ser de novo “um vulcão”, hoje pareceu-me um bom dia para lembrar a princesa europeia que foi a primeira imperatriz do Novo Mundo, que parece ter conduzido as decisões do impetuoso D. Pedro, tanto em janeiro de 1822, na decisão de ficar no Brasil quando as cortes portuguesas os intimavam a voltar, como 9 meses depois na decisão pela independência. Muitas vezes associada a Leopoldina está a imagem de mulher sofrida, traída pelo marido, sucessivamente grávida, mas essa imagem não pode ofuscar a de uma princesa educada na Europa que se apaixonou pelo povo e pela paisagens brasileiras, que promoveu expedições cientificas e povoamentos e que percebeu o sentir das gentes de tal maneira que ainda hoje é honrada numa das suas principais escolas de samba.

Voltemos então ao plano de Costa, que esta manhã continuará a ser explicado por Fernando Medina e Ana Mendes Godinho, a partir das 9h30. Ontem acompanhámos a apresentação ao minuto e hoje voltamos a estar  para a conferência de imprensa que vai decorrer no Ministério das Finanças. Um dos pontos principais é a transferência para os pensionistas de meia pensão em outubro. Parece bom, mas nem por isso, como a Elisabete Miranda aqui explica. E a descida do IVA da energia também é poucochinho, como o Miguel Prado avisa. Ainda assim, o Presidente da República acha que o plano é equilibrado e fez questão de sair à rua à beira da meia-noite para o comentar. Um Marcelo pouco ao gosto dos jovens laranjinhas que preferiam ver um Presidente menos condescendente para com o Governo.

Outras notícias

- Centenário. Nascido na I República, ministro no Estado Novo, líder partidário na democracia, Adriano Moreira faz hoje 100 anos. Nele podemos percorrer um século de Portugal e aprender muito sobre o mundo. Essa sabedoria e, ainda mais, a generosidade de a partilhar é o que realçam três ‘senadores’ em depoiamentos ao Expresso.

- Prioridades. Esta terça-feira tem lugar a primeira conferência de líderes parlamentares depois das férias. A oposição vai tentar marcar debates sobre alguns dos temas quentes do verão e também sobre a inflação; o Governo quer dar prioridade às medidas Aqui pode ver as prioridades dos partidos para a rentrée parlamentar.

- Cartas. Também no Parlamento, é hoje ouvido Presidente Executivo dos CTT – Correios de Portugal, João Bento, a requerimento do PSD. Ocasião para dar conta e pedir explicações para os atrasos no correio que, neste verão, chegaram a ser de quase um mês

- Entrevista. A CNN Portugal transmitiu ontem a entrevista ao Papa, em que Francisco considera “monstruosos” os abusos sexuais e reafirma que nenhum padre que tenha abusado pode continuar a exercer o seu ministério. Uma entrevista em que defende maior participação das mulheres na hierarquia da Igreja, conta como a oração de S. Tomás Moro é importante no seu dia-a-dia e garante que o Papa virá à Jornada de Lisboa. Pode é não ser ele, como o Expresso já antecipava.

- Mudança. Susana Coroado demitiu-se de presidente da associação cívica Integridade e Transparência. Há eleições dia 12

- Poder. Liz Truss, que já defendeu o fim da monarquia, vai hoje até Balmoral, na Escócia, onde a Rainha de Inglaterra a vai indigitar como primeira-ministra. Será a 15ª chefe de Governo com que Isabel II lida no seu reinado. O que esperar da nova primeira-ministra? Pergunta e resposta no Expresso da Manhã

- Implantes. Já reparou que há políticos e outras figuras públicas que parecem ganhar cabelo? Não sei onde o conquistaram, mas talvez alguns tenham passado por Istambul, a capital mundial dos implantes capilares.

Frases

“Já tinha o recorde na cabeça. Isto também serve de motivação muito grande para trabalhar para o futuro e espero que o futuro seja ainda mais brilhante, talvez quem sabe com uma medalha nos jogos”

Diogo Ribeiro, esta manhã à chegada a Lisboa, depois vencer três medalhas de ouro nos Mundiais de juniores de natação

“Lutar contra Putin é como estrangular uma enorme anaconda, leva tempo, pode ser muito tempo, mas vamos conseguir”

Vladimir Milov, político da oposição russa, economista e especialista em energia

O que ando a ler

Já li, mas volto a andar a ler por estes dias, 3 livros de Laurentino Gomes que me foram fundamentais para perceber a história do Brasil, cada um título que é uma data: 1808 (a chegada da corte portuguesa); 1822 (a independência) e 1889 (o fim da monarquia). E também fui às prateleiras do escritório buscar o “Imperatriz D. Leopoldina”, de Marsilio Cassotti, baseado sobretudo nas cartas da princesa

Podcasts

“Não é possível dizer que há democracia com 33 milhões de pessoas com fome”. Teólogo, pedagogo e ativista, Júlio Lancellotti tornou-se conhecido em todo o Brasil por defender os mais pobres entre os pobres. Mais de 100 mil pessoas já assinaram uma petição para o indicar ao Nobel da Paz. Em Brasileiros, que tal?, de Christiana Martins, este padre confessa medos e esperanças quanto ao futuro do Brasil

“Cozinhar é um super-poder”. Em conversa com Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira em As Mulheres Não Existem, Joana Barrios, cozinheira, influencer e personalidade da televisão, conta como fugiu dos tachos para voltar a eles, mas numa lógica “performativa”

Funaná e Fela Kuti: África na diáspora global está toda na música. A Festa do Funaná e Felabration, a Festa de Fela Kuti vão tomar a programação do Centro Cultural do Mindelo no mês de setembro. Música e músicos contribuem para devolver o arquipélago à sua origem continental ao mesmo tempo que contribuem para “descolonizar o corpo e da alma.” Para ouvir no África Agora de Cristina Peres com a participação de António

Tenha um bom dia, com boas leituras no seu Expresso disponível a qualquer hora, em qualquer lugar

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana