sábado, 24 de setembro de 2022

O Velho Continente Está Podre de Pobre – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Mais de metade da riqueza do mundo está nas mãos de um por cento da população. Não é preciso ler os calhamaços todos de O Capital. Nem o Manifesto Comunista. Muito menos A Conquista do Pão, para acabar com tal desigualdade. Basta saber onde estão os possidentes e as populações vizinhas juntam-se, urinam todos ao mesmo tempo para os palácios dos ricaços e eles morrem afogados em urina. Depois os seus herdeiros ou distribuem a massa ou têm o mesmo destino. Facílimo.

O Eurostat (Serviço de Estatística da União Europeia) revelou que 95,4 milhões de pessoas estão em risco de pobreza ou exclusão social, mais de 21 por cento da população do cartel. Não lancem os foguetes, que ainda é cedo. No clube dos ricos da Europa existem 80 milhões de cidadãos  em situação de pobreza, entre os quais 20 milhões de crianças. É muito fácil resolver esta maka. Não mandam mais armas e dinheiro para os nazis da Ucrânia e fica tudo na paz dos anjos. Quem houve falar a Úrsula von der Leyen ou o caricato Macron fica a saber que ela tem um rei na barriga e ela a rainha finada. Grávidos no fim do tempo, estão mesmo quase a parir mais pobres. E eles, mais ricaços.

A Suécia é um país considerado perfeito, a social-democracia atingiu ali o expoente máximo. As políticas sociais atingiram o estádio supremo da justiça. Um dia destes os suecos foram a votos e elegeram a extrema-direita, que agora vai fazer governo ao serviço da NATO (ou OTAN). Como aconteceu com Hitler. Entregaram os exilados políticos curdos ao presidente Erdogan. É assim a democracia deles. 

Em Portugal, um benfiquista suburbano aparece todos os dias nas televisões aos berros, ameaçando que vai ser o primeiro-ministro. Não duvido, ele é o chefe do Chega, quadrilha de extrema-direita. Hoje o presidente Marcelo afirmou que a NATO (ou OTAN) é garante da paz mundial. A paz na Jugoslávia: destruição total do país ante a indiferença geral. Até destruíram a embaixada da República Popular da China em Belgrado. Implantou a paz na Líbia, país africano. Os esbirros da NATO assassinaram o Chefe de Estado e desmantelaram um dos países mais prósperos do mundo! Agora as grandes potências roubam o petróleo à vontade.

A extrema-direita nazi manda na Comissão Europeia. Manda na maioria dos países do cartel. Só não manda nos mais envergonhados. O Reino Unido é o que se sabe. A rainha esteve 70 anos no poder e o filho ameaça seguir o seu exemplo. A democracia deles é mesmo muito fácil. Istro vai ficar um paraíso, não tarda nada. O Zelensky derrota os russos e depois avançam os nazis para os seus postos.

A TPA diz que a Europa “é o velho continente”. Coitados, não sabem que estão a amplificar o eurocentrismo. Dão palmadinhas nas costas aos esclavagistas e colonialistas. Meninas e meninos. A Europa é um continente bebé comparado com África. A TPA quando dá notícias, diz que são notas. TPA Notas!  Muito bem. Isso de notícias é para os jornalistas que não se vendem por notas nem nada.

Ultimamente, sou fustigado pelas chusmas de comentadores, analistas, sociólogos, politólogos e homólogos. Dizem uma coisa e se for preciso, na frase seguinte, o seu contrário. E depois, há algum problema nisso? Mas fiquei um tanto inquieto porque essas e esses inteligentes não disseram uma palavra sobre a ausência total dos accionistas da Sociedade Civil em consórcio com a UNITA, das comemorações oficiais ou oficiosas do primeiro centenário de Agostinho Neto. Acham isso normal? 

Uma corrente muito apreciada na esfera do poder diz que é preciso o diálogo, a concertação e a negociação com a Oposição. Onde está essa bicha rara? Ninguém a viu nas comemorações do centenário do Fundador da Nação 

Não compareceram porque Agostinho Neto era líder do MPLA. Está bem. Mas foi o primeiro Presidente da República Popular de Angla. Gostem ou não dele, esse facto é indesmentível. E se essa figura é homenageada, os líderes dos partidos da oposição têm que estar presentes nas comemorações.

Não foram porque Agostinho Neto derrotou a FNLA e a UNITA. Está bem. Mas também derrotou os colonialistas e os nazis de Pretória que ocupavam ilegalmente a Namíbia. Ajudou a derrotar os nazis de Harare, comandados por Ian Smith e apoiados pela defunta rainha de Inglaterra. Se não queriam ir às comemorações porque se sentiam derrotados, iam porque Neto libertou África e o Mundo dos restos do colonialismo e do regime de apartheid.

A ausência dessas e desses políticos é a prova evidentíssima de que elas e eles não têm condições para governar Angola, Estão fechados no covil do Ali Babá com os seus milhões de ladrões e assassinos. De lá só saem quando tomarem o poder. 

Querem ir para o Palácio da Cidade Alta? Querem comer ainda mais do que já comeram no prato do Orçamento Geral do Estado? É fácil. Ganhem as eleições. É impossível? Mais fácil ainda. Comportem-se como angolanos e esqueçam os racistas de Pretória. Os colonialistas de todas as paragens. O banditismo político. 

Uma constatação. A TPA está sempre a passar imagens com o logotipo da CNN Portugal. Afinal a UNITA não perdeu tudo nas eleições de 24 de Agosto. O seu órgão oficial em Lisboa empalmou a TPA. Afinal é fácil chegar ao poder sem ser matando as elites femininas nas fogueiras da Jamba ou destruir o país e assassinar civis inocentes.

A Guiné Equatorial aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e as elites de Lisboa corruptas e ignorantes desataram aos gritos, dizendo que o regime não era democrático e até tinha pena de morte. Hoje Malabo anunciou o fim da pena de morte. E na ONU, o senhor presidente Bolsonaro terminou a sua intervenção exaltando a trilogia fascista Deus Pátria Família. Silêncio total dos democratas que falam português. O fascista de Brasília é branco, não pode ser criticado como os pretos da Guiné Equatorial. 

Bolsonoro, é público e notório, tem origem no velho continente dos esclavagistas e colonialistas. Respeitinho.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana