quarta-feira, 14 de setembro de 2022

SITUAÇÃO EXPLOSIVA NA EUROPA

Manlio Dinucci | South Front | Originalmente publicado no GlobalResearch | Traduzido em português do Brasil

As sanções à Rússia estão impedindo a Gazprom de operar o North Stream 1, o único que leva gás russo para a Alemanha após o fechamento forçado de seu gasoduto irmão, o North Stream 2. O Kremlin relata que “sanções impostas pela UE, Reino Unido, EUA e Canadá interrompeu o sistema de manutenção técnica dos componentes da turbina que garantiam o bombeamento.”

A estratégia EUA-UE é clara: impedir que a Europa receba o gás russo a preços baixos devido aos acordos de longo prazo anteriormente feitos com a Rússia, obrigando os consumidores europeus a comprá-lo no mercado à vista a preços extremamente mais elevados, definidos de acordo com especulações e políticas mecanismos pela Bolsa de Valores de Amsterdã, que agora faz parte de uma grande holding americana.

O único gasoduto que transporta regularmente gás russo para a Europa é o  TurkStream , através do Mar Negro e dos Balcãs. A Hungria, que se opõe às sanções da UE (apesar de fazer parte da UE e da OTAN), assinou um acordo de longo prazo com a Gazprom para receber 80% do gás de que precisa da Rússia por meio desse gasoduto.

No entanto, há tensões crescentes nos Balcãs, especialmente contra a Sérvia por onde passa o TurkStream, causadas pelas longas mãos da OTAN, o que pode levar ao bloqueio deste último oleoduto também da Rússia.

Essa situação faz parte de um cenário político-militar cada vez mais explosivo. A nova premier britânica Liz Truss se declara “pronta para usar armas nucleares”.

Um perigo adicional é causado pelo fato de que as forças ucranianas – armadas, treinadas e de fato comandadas pela OTAN – estão disparando armas fornecidas pela OTAN e pela UE na usina nuclear de Zaparozhye atualmente sob controle russo, expondo a Itália e a Europa ao risco muito sério de um novo Chernobyl.

A Agência Internacional de Energia Atômica adverte: “Com a usina nuclear de Zaporizhzhya, estamos brincando com fogo e algo muito, muito catastrófico pode acontecer”.

Ler em South Front

Os líderes da Europa continuam a priorizar os interesses dos EUA sobre o bem-estar dos cidadãos

Já é hora de a Europa afirmar sua soberania

Sem comentários:

Mais lidas da semana