sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Angola | OPINIÕES LIVRES E INSULTOS GRAVES – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Ontem escrevi um texto intitulado “O Pai dos Pobres e as Notas”. As reacções, regra geral, foram adversas. Ainda bem. Quando há muita gente a concordar comigo, fico logo preocupado. Mas ninguém passou as marcas. Muito menos recorreu ao insulto. Nem sequer os faxinas Lungo e Miala. Mas do jornalista José Luís Mendonça recebi um email, nestes termos:

“Foda-se! Estão a pagar-te mais. Mas, na tua idade, não precisas de ser tão estúpido. Foda-se!!!!"

Afirmar que um jornalista que vai a caminho dos 57 anos de profissão sem nunca aceitar donos nem imposições, sempre lutando pela liberdade de imprensa, escreve um texto de opinião porque lhe pagam, é um insulto muito grave. Uma ofensa imperdoável. Chamar-me estúpido, é insultuoso mas José Luís Mendonça tem alguma razão. Quando ele estava acomodado num tacho oferecido pelo Governo Angolano, em Paris, fiz tudo para que ele fosse dirigir o jornal Cultura, da Empresa Edições Novembro. E colaborei nesse jornal. 

Só um estúpido por confiar em alguém que muda de campo como quem muda de camisa, sendo que deve tudo e mais alguma coisa ao MPLA e a quem lhe deu generosamente os tachos. 

Por isso, não deixei o canalha sem resposta, que quero partilhar com todas e todos. Pedindo desde já desculpa pelos excessos de linguagem.

José Luís Mendonça:

Bateste à porta errada. Eu é que pago. E quando não pago, ficam a dever-me. Como tu, por exemplo.

Desde que te meteste mentirosamente no negócio das “vítimas” do 27 de Maio deixei de seguir o teu pensamento. Não consigo decifrar se fizeste aquilo por loucura, por despeito, por estupidez ou por dinheiro. Pensei esclarecer contigo. Mas desisti. Se foste capaz de semelhantes baixezas, deixaste de me interessar como pessoa e tudo o resto. Não me interessa o porquê dos teus dislates com sabor a traição.

Hoje afirmas que escrevo a soldo e sou estúpido. Fiquei confuso. Os teus insultos foram ditados por atacar o estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA)? Agora eles andam a comprar, baratinho, desgraçados mentais como tu.

Os insultos devem-se a ter falado dos faxinas Lungo e Miala fardados de generais? Não me digas que agora és bufo dessa escória humana!

Reagiste com insultos por atacar os sicários da UNITA, os teus novos donos? Estás ressabiado porque perdeste as eleições? Já tinhas um tacho garantido? Podes descer baixinho, mas não desças abaixo de cão tinhoso. 

Os insultos foram ditados porque critiquei o Presidente João Lourenço? Não me digas que recebes a dois carrinhos dele e da UNITA. Que grande filho da puta me saíste.

Os teus insultos de hoje não vão cair em saco roto. Vais pagar. Desta vez não me ficas a dever. Nem que seja a última coisa que faço na vida.

Não voltes a insultar-me porque considero uma emergência, pôr-te na ordem. Isso quer dizer que não vou esperar pela melhor oportunidade. 

Tem juízo e quando quiseres ser porco, dirige-te à tua família e a quem te paga.

Estás na minha lista dos filhos da puta irremediáveis e dos leprosos morais.

Artur Queiroz

Relacionado: Angola | O PAI DOS POBRES E AS NOTAS – Artur Queiroz

Sem comentários:

Mais lidas da semana