quarta-feira, 26 de outubro de 2022

EUA transformaram-se em paraíso de corruptos e bandidos - diz min. exterior chinês

Na terça-feira a China criticou a acusação do procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, de que a China "procurou interferir nos direitos e liberdades dos indivíduos nos EUA", dizendo que é uma das mentiras que algumas pessoas nos EUA inventaram para obstruir os esforços da China para perseguir fugitivos e recuperar bens roubados, e que os EUA se tornaram um paraíso para elementos corruptos e bandidos.

#Traduzido em português do Brasil

A China sempre exigiu que os cidadãos chineses obedecessem às leis e regulamentos do país anfitrião, mas algumas pessoas nas agências de aplicação da lei dos EUA, mantendo o pensamento da Guerra Fria e o preconceito ideológico, repetidamente inventaram várias desculpas e mentiras para difamar a China, para suprimir irracionalmente empresas chinesas e para obstruir e sabotar os esforços da China para perseguir fugitivos e recuperar bens roubados, tornando os EUA um "porto seguro" para elementos corruptos e foras da lei, observou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em uma coletiva de imprensa de rotina na terça-feira.

As declarações de Wang vieram quando os promotores federais dos EUA alegaram em uma acusação revelada na segunda-feira que dois supostos oficiais de inteligência chineses foram acusados ​​​​de tentar subornar um oficial da lei dos EUA como parte de um esforço para obter informações privilegiadas sobre um caso criminal contra os chineses. empresa de telecomunicações Huawei, informou o The Guardian.

Garland no mesmo dia detalhou dois outros casos para a mídia, nos quais alguns outros chamados agentes de inteligência chineses assediaram dissidentes dentro dos EUA e pressionaram acadêmicos americanos a trabalhar para eles, segundo o The Guardian.

Esses casos mostraram que a China "procurou interferir nos direitos e liberdades dos indivíduos nos Estados Unidos e minar nosso sistema judicial que protege esses direitos", disse Garland à mídia.

O que os EUA fizeram está no lado oposto da justiça e do estado de direito, minando a base da cooperação de aplicação da lei China-EUA e prejudicando a imagem dos próprios EUA, apontou Wang.

Ele instou algumas pessoas nos EUA a mudar de rumo e interromper seus ataques infundados à China e enfatizou o fato de que a China continuará salvaguardando os direitos e interesses legítimos dos cidadãos chineses.

Quanto às acusações contra os chamados oficiais de inteligência chineses, Wang disse não ter conhecimento dos detalhes dos casos, mas ressaltou que a China sempre se opôs aos movimentos dos EUA de generalizar o conceito de segurança nacional e abusar do poder nacional em para suprimir as empresas chinesas.

Global Times

Imagem: Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China - Foto: cnsphoto

Sem comentários:

Mais lidas da semana