SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Os resultados definitivos das eleições legislativas de 25 de setembro, confirmam a hegemonia do partido ADI no contexto político de São Tomé e Príncipe.
Elísio Teixeira, mandatário da candidatura da ADI às eleições legislativas, acompanhou os trabalhos da Assembleia de Apuramento Geral, até a proclamação dos resultados definitivos.
Os cálculos da Assembleia de Apuramento, deram maioria absoluta a ADI com 30 mandatos.
«Temos dito, nos últimos 12 anos temos sido o maior partido político do país. É a segunda vez que obtivemos uma maioria absoluta», referiu Elísio Teixeira.
A primeira maioria absoluta foi conquistada nas legislativas de 2014. Em 2018 ADI voltou a ganhar as eleições mas com maioria simples, 25 mandatos contra 23 do MLSTP. Não conseguiu governar o país e liderou a oposição nos últimos 4 anos.
Nas eleições legislativas de 25 de setembro de 2022, o povo respondeu à exigência do Presidente da ADI. Patrice Trovoada exigiu maioria absoluta como condição para voltar a ser primeiro ministro de São Tomé e Príncipe.
A declaração do Juiz Presidente da Assembleia de Apuramento Geral, Pascoal Daio, confirmou a vitória maioritária da ADI.
«A Assembleia Nacional vai ser composta por 4 partidos políticos, sendo a ADI com 30 mandatos, o MLSTP com 18 mandatos, o MCI-PUN com 5 mandatos e o BASTA com 2 mandatos», afirmou o Juiz Presidente do colectivo de 4 membros.
Patrice Trovoada será o primeiro líder partidário de São Tomé e Príncipe a ser investido por quatro vezes como Primeiro ministro e Chefe do Governo.
Como tradicionalmente, em clima de paz e tranquilidade, São Tomé e Príncipe deu ao mundo mais uma prova de civismo e maturidade democrática.
Abel Veiga | Téla Nón
Sem comentários:
Enviar um comentário