domingo, 9 de outubro de 2022

SOMA E SEGUE. ORNELAS E A PEDOFILIA DA IGREJA EM PORTUGAL TAMBÉM

José Ornelas investigado em segundo caso de alegado encobrimento de abusos sexuais

Além da situação que envolve dois padres italianos em Moçambique, jornal Público avança notícia de nova investigação ao Bispo de Leiria-Fátima sobre um padre português que pertenceu à Congregação do sagrado Coração de Jesus, a que D. José Ornelas presidiu

O bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) num segundo caso de alegado encobrimento de suspeitas de abuso sexual de menores. A notícia é avançada este domingo pelo jornal Público e o novo caso envolve um padre ligado à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus a que D. José Ornelas presidiu. Há 7 anos, o MP investigou o padre em causa, mas arquivou o processo. Porém, a denúncia agora apresentada ultrapassa o caso arquivado.

“Além do inquérito aberto no DIAP de Lisboa, o MP de Braga deu início a uma investigação ao bispo”, avança o jornal, citando fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). A primeira situação envolvia dois padres italianos em Gurué, na província moçambicana da Zâmbia, em 2011. Caso que que está a ser investigado pelo DIAP.

A nova investigação diz respeito ao padre português, Abel Maia, de Fafe, que pertenceu à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus até 2014 e foi afastado da diocese de Braga por decisão do Papa Francisco, adiantou ao Público o cónego João Paulo Alves, chanceler da própria diocese e que instruiu o processo levado ao Vaticano.

Expresso

RELACIONADOS EM EXPRESSO

Marcelo mantém que telefonema a José Ornelas não terá consequências na investigação

Vaticano não comenta alegado encobrimento do bispo José Ornelas em casos de abusos de padres em Moçambique

Caso Ornelas: há três anos, o Governo também enviou uma queixa sobre abusos à PGR. Caso foi arquivado

Sem comentários:

Mais lidas da semana