sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Portugal | Apelo ao diálogo entre sindicatos ultrapassa 1500 assinaturas em 48 horas

Professores de norte a sul do país e de diferentes sindicatos estão a juntar-se num apelo à unidade das lutas sob o lema “Unidos somos imparáveis”. Acreditam que é “hora de todas as organizações sindicais convergirem e se unirem nas lutas, pois juntos seremos sempre muito mais fortes”.

Foi lançado na terça-feira nas redes sociais e em cerca de 48 horas reuniu mais de 1.500 assinaturas de professores de todo o país e de diferentes organizações sindicais. O apelo “Unidos somos imparáveis” nasceu de um grupo de professores que querem que os vários sindicatos de professores se entendam e que as manifestações marcadas para 14 de janeiro e 11 de fevereiro os possam juntar todos.

O documento está a juntar subscrições a ritmo elevado, continua disponível para ser assinado online(link is external), e os organizadores contam chegar às 2.000 assinaturas ainda esta quinta-feira.

Para os subscritores do texto, “tudo nos une e pouco nos separa”. Ou seja, “as reivindicações apresentadas pelas estruturas sindicais convergem e estão na linha do sentir da classe docente. Agora, é o momento de convergir na Luta”.

Pelo que dizem acreditar que é “hora de todas as organizações sindicais convergirem e se unirem nas lutas, pois juntos seremos sempre muito mais fortes”. O apelo feito é “ao diálogo entre todas organizações sindicais sem exceção”, pretendendo-se criar “uma plataforma comum e um diálogo centrado na agenda que nos traz para a rua e para as lutas”.

Para além disso, defendem "que todos os sindicatos se associem nas formas de luta, incluindo as manifestações de 14 de janeiro e 11 de fevereiro, e a partir daí, na organização de ações ainda mais fortes, que deixem bem claro que a classe docente, unida, é imparável nos combates pela qualidade da Educação”.

Esquerda.net

Sem comentários:

Mais lidas da semana