sexta-feira, 10 de março de 2023

EUA | 56 democratas e 47 republicanos votam pela retirada das tropas da Síria

A Câmara dos Deputados dos EUA votou na quarta-feira contra uma resolução apresentada pelo deputado Matt Gaetz, da Flórida, para retirar os cerca de 900 soldados americanos restantes estacionados na Síria, mas a resolução atraiu uma rara demonstração de apoio bipartidário.

G7 | # Publicado em português dp Brasil

A Câmara como um todo rejeitou a resolução, que teria exigido que o presidente Joe Biden retirasse as tropas americanas da Síria em 180 dias, por uma contagem de 321-103.

Os 103 legisladores que votaram a favor da resolução eram compostos de republicanos conservadores e democratas progressistas, uma improvável seção da Câmara unida em seu desejo de reduzir o intervencionismo militar americano.

O Progressive Caucus, por exemplo, instou seus membros a apoiar a resolução apresentada por Gaetz – um membro de extrema direita do Freedom Caucus que se aliou com entusiasmo ao ex-presidente Donald Trump.

Os democratas que finalmente apoiaram a resolução incluíram os deputados Ilhan Omar, Alexandria Ocasio-Cortez, Rashida Tlaib e Ayanna Pressley, junto com legisladores progressistas veteranos como os deputados Earl Blumenauer, Jan Schakowsky, Barbara Lee e Lloyd Doggett.

Os republicanos que votaram a favor incluíram os deputados de extrema-direita Paul Gosar, Chip Roy, Thomas Massie e vários outros legisladores que defenderam que o Congresso fizesse mais uso de sua autoridade de supervisão.

Os EUA iniciaram as operações na Síria em 2014 com ataques aéreos autorizados pelo presidente Barack Obama, intervindo na Guerra Civil em curso no país ao lado de suas forças rebeldes. Nove anos depois, os EUA ainda mantêm uma presença militar no país supostamente para combater o grupo ISIS – que vários legisladores vêm tentando acabar há anos.

Uma resolução semelhante apresentada pelo deputado Jamaal Bowman, de Nova York, no ano passado, que daria a Biden um ano para retirar as tropas americanas da Síria, recebeu mais votos – 130 dos democratas e 25 dos republicanos -, mas também foi derrotada.

A resolução de Gaetz neste ano, que ele disse ser a precursora de resoluções semelhantes que encerram o envolvimento dos EUA em lugares como Iêmen, Níger, Sudão e Ucrânia, ganhou o apoio do embaixador de Obama na Síria, Robert Ford, que argumentou em uma carta ao Congresso que as forças dos EUA têm uma missão inatingível no país. No final das contas, isso não importava.

Sem comentários:

Mais lidas da semana