quarta-feira, 5 de abril de 2023

DESCULPA POR ENVELHECER

O envelhecimento é um processo natural, mas o capitalismo quer fazer você acreditar que não é.

Belén Fernández* | Al Jazeera | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Em fevereiro, minha amiga Michelle me visitou no vilarejo costeiro de Zipolite, no estado de Oaxaca, no sul do México, onde resido semi-desde o início da pandemia de coronavírus em 2020.

Eu tinha visto Michelle pela última vez no Cazaquistão em 2014, quando ainda estávamos na casa dos 30 anos e desci brevemente em seu apartamento na capital do Cazaquistão, Astana, antes de partir para o Líbano e o Vietnã. Esse modus operandi pré-pandêmico de itinerância internacional maníaca foi impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo um aparente desejo de impedir a passagem do tempo permanecendo em constante movimento e a necessidade de evitar minha pátria psicologicamente destrutiva, os Estados Unidos , em tudo. custo.

O tempo passou de qualquer maneira, é claro. Michelle voltou para casa em Washington; Acabei temporariamente sedentário no México e nós dois entramos na casa dos 40 anos. Nosso reencontro de 2023 começou com reminiscências necessárias de quase morrermos congelados no interior do Cazaquistão, freqüentando bares de karaokê a noite toda e colocando nossas palmas na mão dourada do então ditador do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev no imponente monumento Bayterek de Astana.

Michelle então me colocou a par das fofocas de Washington - minha cidade natal - onde, ela relatou, ela se encontrou na companhia regular de uma multidão muito mais jovem. E foi no contexto dessa conversa que ela comentou que às vezes sentia vontade de pedir desculpas por ter rugas ao redor dos olhos.

Isso me fez pensar, pois Michelle parecia ter articulado algo que eu sentia inconscientemente - embora nunca tivesse me considerado excessivamente preocupado com a manutenção física.

Não penteio, por exemplo, o cabelo desde 2003 no sul de Espanha, e lavo-o com vinagre – quando me dou ao trabalho de o lavar, claro. A roupa é lavada num balde com detergente, e os meus dois dentes da frente são meras réplicas do que já foram, tendo caído numa calçada turca onde em 2019 me propus a fazer acrobacias depois de beber demasiado vinho.

Quando pensei sobre isso com franqueza, no entanto, reconheci um arco de culpa que acompanhou o processo de envelhecimento e percebi que também me sentia reflexivamente arrependido sempre que meus cabelos grisalhos ficavam muito visíveis ou meus olhos pareciam cansados.

Depois, há a questão das selfies com celular e a tentação perene de me valer de todas as opções de minimização de rugas sempre que a imagem é destinada à divulgação nas mídias sociais. Embora o uso de tais recursos de edição possa ser facilmente ridicularizado como um exercício de autoilusão narcisista e propaganda enganosa, também pode ser uma forma de compensar um sentimento predominante de vergonha e a sensação de que alguém está de alguma forma falhando na vida ao envelhecer. .

Mas dado que a vida consiste em envelhecer, sentir vergonha disso é uma maneira bastante exaustiva de viver.

Para ter certeza, a era da mídia social apenas ampliou os estigmas associados ao envelhecimento, principalmente para o gênero feminino, que tradicionalmente tem sido desproporcionalmente encarregado de ser esteticamente agradável.

*Colunista da Al Jazeera

Imagem: Pessoas idosas e de meia-idade se exercitam com halteres de madeira durante um evento de promoção da saúde para marcar o "Dia do Respeito pelo Idoso" do Japão em um templo no distrito de Sugamo, em Tóquio, em 17 de setembro de 2018 [Arquivo: Reuters/Issei Kato]

Sem comentários:

Mais lidas da semana