quarta-feira, 26 de abril de 2023

EUA | DEPARTAMENTO DE ESTADO E LÍDERES DO SENADO PROVOCAM ASSANGE

A pressão crescente está sendo trazida por políticos e pelo público ao DOJ para retirar as acusações contra Julian Assange. Apesar de alguns progressos, os obstáculos políticos são formidáveis.

Joe Lauria | Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

O seguinte é um discurso feito pelo editor-chefe do Consortium News, Joe Lauria, em um comício para Julian Assange em frente ao prédio do Departamento de Justiça dos EUA em Washington em 11 de abril, o quarto aniversário da prisão de Assange  .

Em nossa última manifestação em frente a este prédio do Departamento de Justiça, em outubro passado, li uma carta que escrevi ao procurador-geral Merrick Garland.

Agora há uma carta mais importante entregue a Garland, redigida pela congressista Rashida Tlaib e assinada por seis outros membros da Câmara.

Esta carta faz parte da crescente pressão exercida por políticos e pelo público sobre o DOJ para retirar as acusações contra Julian Assange. E está lentamente mostrando progresso.

Na Austrália, o ministro das Relações Exteriores Penny Wong foi questionado diretamente no Parlamento pelo senador David Shoebridge se o primeiro-ministro Anthony Albanese perguntou diretamente ao presidente Biden sobre Assange quando se encontraram em San Diego em março. Wong vacilou. Ele disse que a Austrália segue o estado de direito. Ela disse que a Austrália não pode interferir em um processo legal em andamento em outro país.

Mas Wong mente e está cheio de porcaria. O governo australiano, por meio de intervenção diplomática, conseguiu a libertação de seis cidadãos australianos de prisões estrangeiras desde 2007: David Hicks (EUA/Guantánamo), Melinda  Taylor (Líbia), James Ricketson (Camboja), Sean Turnell (Mianmar), Kylie Moore -Gilbert (Irã) e Peter Greste (Egito).

O processo legal no caso de Turnell, por exemplo, ainda estava em andamento, pois, como Assange, ele havia apenas sido acusado, mas não condenado. A então ministra australiana de relações exteriores, Liberal Marise Payne, emitiu um comunicado exigindo a libertação de Turnell, algo que o governo trabalhista se recusou a fazer por Assange. Payne disse Turnell:

“… é um conselheiro altamente respeitado e membro da comunidade acadêmica na Austrália … Chamamos o embaixador de Mianmar no Departamento de Relações Exteriores e Comércio para levantar nossas preocupações em relação a isso, e continuaremos a fazer isso e pressionar fortemente para A libertação do professor Turnell.

O caso Hicks é mais difícil. Ele nunca foi levado a julgamento pelos EUA depois de anos em Guantánamo. No entanto, a Austrália interveio para libertá-lo enquanto o processo legal se desenrolava.

Albanese encorajou o alto comissário australiano na Grã-Bretanha a visitar Julian em Belmarsh no início de abril. O pai de Julian, John Shipton, disse ao Consortium News que a visita foi “tremenda e substancial”. Ele disse que foi o “começo do fim” para a provação de seu filho.

Albanese foi forçado a finalmente dizer que está se reunindo com autoridades americanas nos níveis apropriados. Mas qual é o nível adequado? Chefe de governo para chefe de estado?

Biden está indo para a Austrália em maio. Será este o momento em que Albanese finalmente o confrontará?

Há outra maneira bizarra pela qual a mensagem está sendo transmitida e a pressão está aumentando. É um caso do que se pode chamar de apropriação psicológica. Ou seja, pegar algo de seu inimigo e torná-lo seu.

Tenho idade suficiente para me lembrar da reação à interpretação de Jimi Hendrix do Star Spangled Banner no festival de Woodstock em 1968? Houve indignação dos conservadores. Como ele poderia profanar o hino nacional. E o avanço rápido de 34 anos. Entrei no Madison Square Garden em 2004 para a Convenção Nacional Republicana. E o que eu ouvi nos alto-falantes?

Versão de Jimi Hendrix do Star Spangled Banner. Os republicanos jogaram isso.

E agora temos Mitch McConnell e Chuck Schumer e depois o Departamento de Estado dizendo: “Jornalismo não é crime”.

Onde já ouvimos isso antes?

Claro que eles estavam falando sobre o repórter do WSJ preso na Rússia por acusações de espionagem. Eles estão cientes de que esse tem sido o slogan dos apoiadores de Assange há anos? Eles estão provocando Assange? Eles estão nos provocando? Ou é apenas alguma internalização subconsciente?

Então, o que ou quem está impedindo Biden de retirar as acusações?

O DNC e a CIA Antes dos vazamentos do DNC e do Vault 7 - pelo qual Julian não foi acusado - Biden, como vice-presidente, disse ao Meet the Press em 2010 que, a menos que pudessem provar que Assange realmente roubou os documentos, não poderiam acusá-lo. E o governo Obama não. Então o que mudou? A acusação é sobre os vazamentos de 2010, então isso não mudou.

Foram os vazamentos de DNC do WikiLeaks e o Vault 7. O DNC e a CIA ficariam muito chateados com Biden se ele retirasse as acusações.

Qual é o custo político para Biden se ele retirar as acusações?  O que ele ganharia? Ao contrário de Albanese, não há uma onda de pressão pública e política nos Estados Unidos como na Austrália, embora a carta de Tlaib seja um começo.

E assim são comícios como este. Pode parecer pequeno, mas é significativo para pressionar Biden e Garland a finalmente fazerem o que é certo e não o conveniente: libertar Julian Assange.

Obrigado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana