sexta-feira, 14 de abril de 2023

GUERRAS: A HISTÓRIA QUE QUEREM APAGAR -- Manlio Dinucci

Manlio Dinucci*

A comunicação atlântica a propósito da guerra na Ucrânia ignora a história da OTAN, as guerras ilegais da Jugoslávia, do Afeganistão, do Iraque, da Líbia e da Síria, e ainda mais quanto à extensão da Aliança para o Leste.

Presidente do Conselho de Ministros italiano, Giogia Meloni, em visita a Nova Deli declarou que a « agressão russa contra a Ucrânia » constitui uma « provocação ao cerne da Carta da ONU » e mina a « ordem internacional baseada em regras », concluindo que « Não podemos submeter-nos à lei do mais forte ». Desta forma, apaga-se a história dos acontecimentos que conduziram à situação crítica actual. Nesta emissão de “Grandangolo”, nós reconstruímo-la nos seus traços essenciais :

1. A OTAN nasce da Bomba
2. Jugoslávia : a guerra fundadora da nova OTAN
3. A expansão da OTAN em direcção à Rússia
4. Os EUA e a OTAN atacam e invadem o Afeganistão e o Iraque
5. A OTAN destrói o Estado líbio
6. A guerra dos EUA/OTAN para demolir a Síria
7. A orquestração dos EUA/OTAN no Golpe de Estado na Ucrânia
8. A Itália, porta-aviões na frente da guerra
9. Os EUA e a OTAN atropelam os Tratados e instalam novas armas nucleares na Europa

O momento em que a Guerra Fria termina com a dissolução do Pacto de Varsóvia, a seguir da própria União Soviética, em 1991, é fundamental. Os Estados Unidos aproveitam para desencadear no Golfo o primeiro conflito do pós-Guerra Fria, no qual participam os principais países da OTAN, entre os quais a Itália. Em simultâneo, a OTAN inicia a sua expansão para Leste em direcção à Rússia. O primeiro passo é a demolição da Federação Jugoslava, que os Estados Unidos e as potências europeias da OTAN iniciam em 1990. A guerra, baptizada de « Operação Força Aliada », começa em 24 de Março de 1999. Enquanto destrói pela guerra a Federação Jugoslava, a OTAN começa a expandir-se para Leste, isto, muito embora Washington tenha garantido ao Presidente da URSS, Mikhail Gorbachev, que « a OTAN não se expandirá nem uma polegada para o Leste ». Em vinte anos, A OTAN amplia-se de 16 para 30 países. Com a próxima entrada da Suécia e da Finlândia, ela irá se alargar a 32 países, estando cada vez mais próxima da Rússia. Três outros países – Bósnia e Herzegovina (anteriormente parte da Jugoslávia), Geórgia e Ucrânia (anteriormente partes da URSS) — são candidatos a entrar na OTAN.

# Breve resumo da emissão Grandangolo de sexta-feira, 3 de Março, às 20h30, no canal da Tv italiana 262 Byoblu

Manlio Dinucci* | Voltairenet.org | Tradução Alva

* Geógrafo e geopolítico. Últimas publicações : Laboratorio di geografia, Zanichelli 2014 ; Diario di viaggio, Zanichelli 2017 ; L’artedella guerra / Annali della strategia Usa/Nato 1990-2016, Zambon 2016; Guerra nucleare. Il giorno prima. Da Hiroshima a oggi: chi e come ci porta allacatastrofe, Zambon 2017; Diario di guerra.Escalation verso la catastrofe (2016 - 2018), Asterios Editores 2018.

Sem comentários:

Mais lidas da semana