quarta-feira, 31 de maio de 2023

A propaganda restringe discurso mais que a censura: notas da borda da matriz narrativa

O maior impedimento à liberdade de expressão é a crença das pessoas de que a possuem. Não censura. Não recusa a vozes críticas da plataforma. Não a guerra ao jornalismo. É o fato de que a maioria das pessoas é propagandeada para dizer o que os poderosos querem que digam, e não sabe disso.

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | em Substack | # Traduzido em português do Brasil

O que torna nosso dilema tão historicamente único é que vivemos sob um império que faz uso extensivo da ciência pós-Bernays de manipulação psicológica em massa para induzir seus súditos a acreditar que estão pensando, falando e coletando informações livremente. Desta forma, nossos governantes suprimem qualquer revolução muito antes de começar, não melhorando a vida das pessoas, nem pela repressão violenta, mas manipulando as pessoas para que pensem que não há nada contra o que se revoltar, porque elas não têm governantes e já são livres.

Em nossa civilização, a maioria das pessoas está pensando, falando, reunindo informações, trabalhando, comprando, movendo-se e votando exatamente como nossos governantes querem, porque esses sistemas de condicionamento psicológico em grande escala foram impostos para manter o comportamento humano alinhado com o império. Somos treinados para acreditar que somos livres enquanto nos comportamos exatamente como nossos governantes querem que nos comportemos, e para desprezar outras nações e balançar a cabeça ao ver como seu povo não é livre.

O que o partidário mainstream médio realmente quer dizer quando diz que quer “liberdade de expressão” é que ele quer ser capaz de regurgitar as narrativas que servem ao poder que foram colocadas em suas mentes pelos poderosos. Isso não é liberdade de expressão, é um discurso profundamente escravizado. Mas eles não podem ver. Por projeto.

Esse problema pode ser resolvido simplesmente trazendo a consciência para ele de todas as maneiras que pudermos. A manipulação só funciona se você não souber o que está acontecendo, então chamar a atenção para ela e descrever como ela acontece de todas as maneiras possíveis ajuda as pessoas a começarem a ver através dela.

Se a guerra cultural parece um psicopata para você, é porque é. Já vi algumas pessoas chamando isso de “distração” – e com certeza serve aos poderosos para manter todo mundo discutindo sobre assuntos que não ameaçam os poderosos de forma alguma – mas na verdade vai muito além disso. A máquina de propaganda imperial usa questões de guerra cultural para nos agrupar em facções políticas dominantes como um pastor usa cães pastores, sempre nos mantendo muito divididos para realizar qualquer coisa e reforçando câmaras de eco para ajudar na propaganda.

A guerra cultural é uma grande parte da maneira como eles conduzem as pessoas para o sistema de afunilamento ideológico sobre o qual tenho falado ultimamente, o que mantém a esmagadora maioria das pessoas politicamente engajadas pensando, falando e votando em alinhamento com o império. O maior número possível de pessoas é reunido em duas facções dominantes de tamanho igual, que impedem todas as mudanças significativas e servem aos interesses dos poderosos. Qualquer um que não possa ser arrebanhado para nenhuma dessas facções dominantes é, em vez disso, conduzido para falsas facções “populistas”, que eventualmente os encurralam de volta às facções dominantes. As poucas pessoas engajadas politicamente que não podem ser conduzidas a nenhum desses grupos são tão pequenas em número que podem simplesmente ser marginalizadas e negadas qualquer plataforma considerável para divulgar suas ideias, e a “democracia” faz o resto, porque a maioria estão apoiando o status quo.

Preocupa-se em proteger os direitos trans? Você é conduzido para esta facção dominante aqui. As pessoas trans te assustam um pouco? Você é levado para aquela facção dominante ali. Desta forma, as pessoas são encurraladas em partidos políticos que são projetados para servir ao império.

Se você pode sugar alguém que critica o militarismo e o império para a guerra cultural, de repente eles começam a acreditar em coisas absurdas como que se opor à “agenda acordada” é tão importante quanto se opor à guerra, ou que eleger Ron DeSantis seria um golpe devastador para o Deep Estado. Agora, em vez de focar nos comportamentos nefastos do império dos EUA e ver criticamente toda a política dominante, essa pessoa está focada em Dylan Mulvaney e dará seu apoio a qualquer político convencional que diga que a Target precisa parar de vender cadarços de arco-íris durante o Mês do Orgulho.

Você vê pessoas agrupadas em ambas as principais facções políticas repetidas vezes com essas coisas que continuam martelando dia após dia, reforçando assim a estrutura de poder que os partidos que representam essas facções devem apoiar. Eles fazem isso porque funciona.

Nada disso significa que as questões levantadas pelo psicopata da guerra cultural não são importantes, apenas significa que é um psicopata. É algo que os poderosos alavancam a seu favor, e é importante que estejamos bem cientes disso e direcionemos nossa energia política e atenção de acordo.

O fato de que os presidentes dos EUA são sempre monstros assassinos, independentemente do partido ou da plataforma, torna-se menos estranho e misterioso quando você para de pensar nos Estados Unidos como um jogador bom ou neutro no cenário mundial e o reconhece como o centro de um império alimentado por sangue humano. .

É por isso que eu simplesmente ignoro as eleições presidenciais dos Estados Unidos hoje em dia, exceto para apontar como elas são uma farsa. Muitas pessoas bem-intencionadas ainda têm esperança de que os EUA possam ser curados pelo presidente certo, mas quem fizer isso nunca chegará perto da presidência.

A operação de um império global é importante demais para ser deixada nas mãos dos eleitores. Nunca será permitido que aconteça algo que possa impedir o funcionamento do império, desde que aqueles que se beneficiam desse império sejam capazes de impedir que isso aconteça. Há muito poder sobre ele.

É tão destrutivo e degradante como os produtos da cultura mainstream (filmes, shows, música etc) são produzidos não com base em quão edificantes, transformadores e aventureiros eles podem ser, mas em quanto dinheiro eles podem ganhar. As artes que ganham mais força em nossa sociedade acabam não sendo aquelas que nos chamam para os aspectos mais elevados de nosso ser e nos encorajam a explorar os limites da experiência e do potencial humano, mas aquelas que dão um rápido golpe no ego e bombeiam o cérebro. cheio de neuroquímicos de recompensa rápida.

Tem sido assim por gerações, e é tudo o que as pessoas sabem. O fato de tudo estar confinado dessa maneira priva a população de todo o alimento da mente e do coração e reduz o escopo entre os artistas em suas ideias sobre o que é possível e o que vale a pena. Encolheu os limites do que os artistas estavam dispostos a explorar em ordens de magnitude e resultou em uma cultura dominante que é superficial, servindo ao poder e sem inspiração de cima para baixo.

A humanidade seria muito diferente e o mundo seria um lugar muito melhor se isso não tivesse acontecido todos esses anos. A cultura capitalista é um veneno para o cérebro.

Um dia os líderes das corporações ecocidas serão julgados por seus crimes contra o planeta, e sua defesa de que o fizeram para gerar lucros para seus acionistas será tratada como criminosos de guerra dizendo que estavam apenas cumprindo ordens.

***************

Caitlin's Newsletter é uma publicação apoiada pelo leitor. Para receber novas postagens e apoiar meu trabalho, considere se tornar um assinante gratuito ou pago.

Meu trabalho é totalmente apoiado pelo leitor, então se você gostou deste artigo, por favor, considere compartilhá-lo, jogando algum dinheiro no meu pote de dicas no PatreonPayPal ou Substack, comprando uma edição do meu zine mensal e me seguindo no FacebookTwitter , Soundcloud ou YouTube . Se você quiser ler mais você pode comprar meus livros. A melhor maneira de garantir que você veja as coisas que eu publico é se inscrever na lista de discussão para no meu site ou no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo o que eu publicar. Todos, plataformas racistas excluídas, têm minha permissão para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiserem gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma, clique aqui. Todas as obras em coautoria com meu marido Tim Foley.

Sem comentários:

Mais lidas da semana