A situação continua tensa na linha de frente de Zaporozhie, onde as Forças Armadas da Ucrânia lançaram uma nova onda de operações ofensivas em grande escala nos últimos dias.
South Front | # Traduzido em português do Brasil - com VÍDEO
Depois de uma pausa prolongada acompanhada por algumas tentativas de ataque perto de Orekhov, as forças ucranianas retomaram recentemente sua ofensiva maciça na área. Como resultado de duas semanas de batalhas pesadas, os militares ucranianos finalmente conseguiram passar o controle da zona e entrar na vila de Pyatihatki. Na manhã de 19 de junho, militares ucranianos filmaram um vídeo reivindicando o controle do assentamento. As unidades russas teriam se retirado da vila com antecedência.
No total, as forças ucranianas teriam conseguido avançar até 2,5 quilômetros de profundidade a partir das linhas de frente de partida. Ao limpar minas e colocar caminhos na defesa russa, os ucranianos usaram os sistemas de desminagem M58 "Mine Clearing Line Charge" fornecidos pelos Estados Unidos.
Os ganhos ucranianos resultaram em pesadas perdas das unidades que avançavam. Imagens de uma das batalhas confirmaram que as forças ucranianas perderam pelo menos três tanques T-72, um BMP-1, um veículo de reconhecimento BRM-1K e dois veículos blindados. As forças ucranianas na vila também são constantemente bombardeadas pela artilharia russa, bem como pelos sistemas russos TOS Solntsepek.
As forças ucranianas ainda não garantiram seu reduto na área, enquanto os militares russos devem lançar contra-ataques, como foi o caso em outros assentamentos na região de Zaporozhie. Os militares ucranianos já reivindicaram o controle da vila há vários dias, mas foram forçados a recuar.
O controle da vila de Pyatihatki abre caminho para ataques ucranianos nos flancos orientais do grupo russo em Kamenskoe, localizado na margem do reservatório de água de Kakhovka. A vila também está localizada na estrada que leva à cidade de Vasilievka, onde os militares ucranianos devem tentar ataques em um futuro próximo.
Nas demais regiões, as linhas de frente permanecem inalteradas. Ao sul de Orehovo, pesadas batalhas estão em andamento em Rabotino.
Confrontos ferozes continuam ao sul de Vellikaya Novoselka, onde as unidades russas estão mantendo posições vantajosas nas alturas de comando.
A vila de Novodonetskoe permanece sob o controle dos Fuzileiros Navais da Frota Russa do Pacífico. Ao mesmo tempo, outro grupo de fuzileiros ucranianos foi destruído perto da vila de Urozhainoe.
Nos últimos dias, o número de militares ucranianos que se renderam na linha de frente aumentou significativamente. Em meio a pesadas perdas do Exército ucraniano durante a tão esperada contraofensiva, os ucranianos não estão dispostos a serem usados como forragem de canhão e se render por grupos e unidades inteiras, salvando suas vidas do moedor de carne que os aguarda pela frente.
Sem comentários:
Enviar um comentário