segunda-feira, 7 de agosto de 2023

RACISMO LUSO: CIGANOS, MALTESES E ÀS VEZES...

Olá,

Em 2026 assinala-se os 500 anos de perseguição do povo cigano em Portugal. Com esse marco em mente, uma série de personalidades públicas, com o patrocínio do Presidente da República, avançou com uma petição pública a evocar este legado histórico. Bruno Gonçalves, mediador cultural e dirigente da Associação Cigana Letras Nómadas, é um dos promotores da petição e garante que ainda hoje se sabe muito pouco dos contributos do povo cigano. 

Ele acredita que a evolução do associativismo cigano tem melhorado, mas que ainda há muito por fazer no que diz respeito à luta contra a discriminação das pessoas ciganas, politicamente perseguidas por forças políticas que ameaçam a democracia. Mas, avisa em entrevista ao Setenta e Quatro, a ciganofobia é transversal à sociedade portuguesa: “Encontrei na esquerda pessoas com comportamentos de pessoas de extrema-direita”.

Nos ensaios, o ativista Nathan Akehurst critica os líderes da União Europeia que promovem o medo da imigração enquanto negligenciam as ameaças reais e mortais das alterações climáticas. Toda a região mediterrânica, argumenta, devia colaborar em prol das pessoas deslocadas, contra os gigantes dos combustíveis fósseis e em prol da descarbonização.

Por fim, temos as crónicas de Nuno Serra, dos Ladrões de Bicicleta, e de Guilherme Trindade.

É tudo esta semana. Boas leituras e boas férias, se for esse o caso. 

Ricardo

Newsletter do Setenta e Quatro

Ajuda-nos a continuar. Faz a tua subscrição já hoje em setentaequatro.pt/contribuir

Sem comentários:

Mais lidas da semana