sábado, 16 de dezembro de 2023

Angola | A Corrupção Virada Contra o Combate – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O governo de Telavive é constituído por partidos sionistas de extrema-direita defensores de métodos nazis, como o apartheid. Um ministro foi julgado e condenado, com sentença transitada em julgado, por terrorismo. Os esbirros do gabinete chefiado pelo nazi Netanyahu estão a fazer em Gaza e na Cisjordânia exactamente o mesmo que fizeram as milícias de colonos, os matadores da “polícia móvel”, agentes e bufos da PIDE em 4 de Fevereiro e 15 de Março de 1961. Agressões, prisões arbitrárias, destruições de casas, torturas e mortes. Prisão de crianças! Biden, Blinken e Austin são amigos e apoiantes destes nazis. João Lourenço é amigo de Biden. Corrupção política malcheirosa.

O mundo todo viu. Na troca de prisioneiros com o HAMAS, Israel entregou dezenas de crianças que estavam presas nas cadeias israelitas há alguns anos! No genocídio de Gaza continuam a prender crianças. Biden, Blinken e Austin são amigos dos governantes que cometem estes crimes hediondos. João Lourenço é amigo deles. Corrupção política em estado de putrefacção.

O senhor Mota deu um passo maior que a perna e abocanhou uma fatia da construção do novo aeroporto de Luanda. Para cumprir a empreitada teve que alugar máquinas. Ao meu pai alugou um camião Volvo Big Job. Foi uma festa. Minha Mamã ficou a gerir essa verba extraordinária e eu passei a receber o dobro da semanada. Recebia verba diária para comer uma sandes de chouriço e beber uma cocopinha na cantina do liceu. Comecei logo a armar-me em branco fino e ia às matinés do Restauração. O meu irmão Amado fazia olhinhos às meninas manda fama. No Colonial passámos a comprar bilhete nos bancos de madeira e deixámos de ir para a pedra fria, lá à frente, onde corriam rios de urina. Um luxo.

À conta do dinheiro extra pedi namoro a uma menina que aviava fregueses na casa de Mãezinha Cagalhoça. Virei ciumento. Tirei-a da má vida e aluguei um quarto ao Velho Afonso. Fui à falência. Mas o amor até alegra os falidos. 

Quando a obra do Aeroporto 4 de Fevereiro acabou (na altura era Craveiro Lopes), a festança fechou, a luz apagou e minha amada sumiu. Acontece aos melhores. O senhor Mota entrou no clube dos empreiteiros do regime colonialista e ombreou com a Tecnil. Hoje aquilo chama-se Mota-Engil. Ao fim de décadas a sacar milhões de porcos aos angolanos, a empresa devolveu três linguiças a instituições de solidariedade social. A Primeira-Dama deu a cara pela transacção. Entregou a esmola aos infelizes contemplados. Corrupção política, social e moral. Relações de prostituição entre o poder económico e o poder político.

O edifício da AAA em Viana agora é a sede da Direcção Geral do Serviço Prisional. Vários edifícios da empresa albergam serviços dos ministérios da Justiça, Interior e outros. As redes de hotéis foram aniquiladas para os amigos americanos ocuparem o espaço e sacarem milhões. Milhares de milhões voaram. Ninguém sabe para que contas e bolsos foram. Corrupção política, económica e financeira ao nível da podridão da múmia Joe Biden, amigo do peito de João Lourenço.

Anda a circular um “Manifesto Cívico” que pretende ser uma campanha contra o “Natal de Fome” e pela liberdade dos presos políticos. Não sei se em Angola existem presos políticos. Ou se alguém é perseguido por razões políticas. Precisava de muito espaço para defender o meu ponto de vista. Mas posso levantar a ponta do véu. Manuel Rabelais e Humberto Jorge eram os mais activos militantes do MPLA na Rádio Nacional. Rabelais era trabalhador estudante. Chegou a dirigente do partido e depois foi ministro de um governo do MPLA. Não me digam que está a ser perseguido politicamente pelos seus camaradas no poder. Mas foi espoliado de alguns dos seus bens.

Augusto Tomás foi preso e espoliado de muitos dos seus bens. Dirigente do MPLA. Ministro das Finanças. Ministros dos Transportes. Não me venham dizer que é perseguido e foi preso político. Não estou a ver o MPLA matando o MPLA. Mas sim, desde 2017 que a inveja, a vingança (é própria dos fracos…) e a ambição desmedida (temperadas com matumbismo) instalaram-se no mais alto nível do poder e esses sentimentos rasteiros ameaçam a existência do partido. Corrupção moral imparável e devastadora.

O dito “Manifesto Cívico” é em si um exemplo de corrupção malcheirosa. Cada um assina o que quer mas a fome e os mais graves problemas que temos em Angola devem-se à guerra que nos foi movida pelos EUA à frente de uma coligação que incluía o Zaire de Mobutu, a África do Sul racista, os fascistas portugueses do ELP, a FNLA e a UNITA, estes na linha da frente. Numa segunda linha estavam todas as potências ocidentais, nomeadamente Reino Unido, França e Alemanha. Ninguém pense que as destruições, as perdas humanas, a degradação social e moral, próprios da guerra que durou entre 1961 e 2002, se resolvem em 20 anos. Nem em cem!

Partidos que assinaram o “manifesto” são responsáveis pela fome em Angola: UNITA e FNLA. As organizações da sociedade civil FLEC, Mpalabanda e Movimento Protectorado Lunda Tchokwé são contra a existência de Angola. Rasgam a Constituição da República. Têm como objectivo destruir a soberania nacional e a integridade territorial. O Bonga ou o Raul Dinis podem assinar o manifesto sem problema nenhum. Mas já me custa ver entre os assinantes pessoas honradas e dignas. A integridade e a coerência não são o forte de grande parte dos 180 assinantes. Sabem o que acontece aos 35 “artistas” que assinaram o “manifesto”? O Miala arranja-lhes um contrato e viram logo o bico ao prego. Enfim, mais um acto de corrupção política e moral.

Os lobistas sacaram milhões ao Presidente João Lourenço, para ele se sentar à lareira da sala oval, ao lado do Joe Biden. Devolvam a massa, seus sacanas! Ontem o Zelensky sentou-se no mesmo lugar, não pagou nada e teve direito a ler um papel que o gabinete de imprensa da múmia putrefacta lhe escreveu. Para dizer que vai derrotar a Rússia e libertar o mundo, o nazi de Kiev sacou 800 milhões de euros, somados aos 111 mil milhões de dólares já despachados para as mafias da guerra contra a Federação Russa, por procuração passada à Ucrânia. João Lourenço trouxe na bagagem a promessa de um investimento futuro de uns esquálidos mil milhões. Brincadeira!

Justiça! Zelensky é nazi e diz que está a defender a democracia na Europa. João Lourenço ainda é do MPLA e nunca quis ser mais do que campeão da paz numa África em guerra contra os colonialistas de sempre.

* Jornalista

Ler mais em PG de Artur Queiroz:

Angola | Corrupção em Versão Pornográfica

Angola | Breve Biografia de um Linguista

Angola | Aniversário em Tempo de Tristeza

As Bases da Guerra Suja Contra Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana