sábado, 29 de março de 2025

Musk é repreendido por mentiras "absurdas" sobre fraude na Previdência Social

"Elon e sua equipe formada só por homens mentem sobre a Previdência Social como outras pessoas mascam chiclete", disse um ex-chefe da agência.

Brett Wilkins* | Common Dreams | * Traduzido em português do Brasil

Elon Musk , o chefe de fato do Departamento de Eficiência Governamental do governo Trump , foi repreendido novamente na sexta-feira após insidiosamente rotular milhões de beneficiários da Previdência Social como "fraudadores" — uma tática que os críticos chamaram de parte de um esquema republicano orquestrado para destruir o vital programa de benefícios conquistados.

Musk e sete funcionários do DOGE — todos homens — apareceram na Fox News na quinta-feira, onde a pessoa mais rica do mundo chamou a cruzada do governo Trump para destruir o governo federal sob o pretexto de melhorar a eficiência de "a maior revolução no governo desde a revolução original" em 1776.

Os funcionários do DOGE repetiram alegações infundadas de que a Previdência Social está repleta de fraudes; que, em alguns casos, 40% das ligações para a central telefônica da Administração da Previdência Social são fraudulentas; e que milhões de pessoas com 120 anos ou mais estão registradas na SSA.

Reconhecendo que a abordagem de demolição do DOGE para a reforma governamental está gerando "muitas reclamações ao longo do caminho", Musk disse: "Você sabe quem reclama mais alto e com mais indignação falsa e justa? Os fraudadores."

Os comentários de Musk ecoaram os do bilionário secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, que sugeriu em um podcast na semana passada que somente um "fraudador" reclamaria de um cheque da Previdência Social perdido.

Respondendo ao que ela chamou de "afirmação absurda" de Musk, Nancy Altman, presidente do grupo de defesa Social Security Works (SSW), disse na sexta-feira que "a verdade é que a Previdência Social tem uma taxa de fraude de 0,00625%, muito menor do que os programas de aposentadoria do setor privado".

"É Musk e DOGE que estão convidando fraudadores", ela continuou. "Golpistas já estão correndo para tirar vantagem da confusão criada pelos cortes de serviço do DOGE."

Críticos denunciaram a administração Trump por semear o caos na SSA e outras agências federais ao planejar demitir milhares de trabalhadores , cortar gastos e implementar outras políticas disruptivas. Cortes nos serviços telefônicos da SSA foram supostamente realizados em resposta a uma solicitação direta da Casa Branca, que alegou que está simplesmente trabalhando para eliminar "desperdício, fraude e abuso".

"A verdade é que a Previdência Social tem uma taxa de fraude de 0,00625%, muito menor do que os programas de aposentadoria do setor privado."

Esse "caos fabricado pelo DOGE", como Altman o chama , já fez com que o site da SSA caísse diversas vezes nas últimas semanas e gerasse espera de até 4 a 5 horas para quem ligasse para a agência.

A senadora Elizabeth Warren (D-Massachusetts) observou na quinta-feira que, embora seja claramente ilegal para o presidente Donald Trump e o DOGE cortar benefícios da Previdência Social sem autorização do Congresso, há outras maneiras do governo prejudicar a agência.

Referindo-se a uma nova regra de verificação presencial que foi adiada e parcialmente revogada esta semana, Warren disse:

Digamos que um homem de 66 anos se qualifica para a Previdência Social. Digamos que ele ligue para a linha de ajuda para se inscrever, mas é informado sobre uma nova regra do DOGE, então ele tem que ir online ou pessoalmente. Ele não pode dirigir. Ele tem problemas com o site, então ele espera até que sua sobrinha consiga um dia de folga para levá-lo ao escritório local, mas o DOGE fechou o escritório, então eles têm que dirigir duas horas para chegar ao escritório mais próximo. Quando eles chegam lá, há apenas duas pessoas atendendo uma fila de 50 pessoas, então ele nem chega na frente da fila antes do escritório fechar e ele tem que voltar. Vamos supor que ele leve três meses para resolver isso, e ele perca um total de US$ 5.000 em cheques de benefícios, que, por lei, ele nunca receberá de volta.

"Este cenário é uma maneira secreta pela qual Musk e Trump poderiam cortar a Previdência Social", acrescentou o senador. "É isso que estou lutando para evitar."

Os legisladores democratas e outros argumentam que a abordagem do governo Trump é "um prelúdio para privatizar a Previdência Social e entregá-la ao capital privado", como disse o senador Ron Wyden (D-Ore.) no início desta semana.

"Melhorar a Previdência Social não começa com o fechamento dos escritórios que lidam com modernização, atividades antifraude e violações de direitos civis", afirmou o senador. "Não começa com a demissão ou compra indiscriminada de milhares de trabalhadores, e não começa com a restrição do atendimento ao cliente por telefone e a elaboração de planos para fechar escritórios de campo e regionais ."

Essas e outras medidas, incluindo a nomeação do executivo de serviços financeiros Frank Bisignano como comissário da SSA, desmentem a afirmação de Trump de que ele "não vai tocar" na Previdência Social, da qual 70 milhões de americanos — incluindo quase 9 em cada 10 pessoas com 65 anos ou mais — dependem para obter os benefícios que ganham.

Assim como as próprias palavras de Trump e Musk. O presidente chamou a Previdência Social de "fraude" e Musk recentemente se referiu a ela como " o maior esquema Ponzi de todos os tempos ".

"Ninguém que pense que a Previdência Social é um esquema criminoso de pirâmide deve se aproximar dos benefícios que ganhamos da Previdência Social ou dos dados confidenciais que fornecemos à Administração da Previdência Social", disse Altman, da SSW.

Uma fúria inconstitucional

Trump e Musk estão em uma onda inconstitucional, mirando em praticamente todos os cantos do governo federal. Esses dois bilionários de direita estão mirando enfermeiros, cientistas, professores, provedores de creches, juízes, veteranos, controladores de tráfego aéreo e inspetores de segurança nuclear. Ninguém está seguro. O programa de cupons de alimentos, a Previdência Social, o Medicare e o Medicaid são os próximos.

É um desastre sem precedentes e um incêndio de cinco alarmes, mas haverá um acerto de contas. O povo não votou nisso. O povo americano não quer esse inferno distópico que se esconde atrás de alegações de "eficiência". Ainda assim, na realidade, é tudo uma dádiva aos interesses corporativos e aos sonhos libertários de oligarcas de extrema direita como Musk.

A Common Dreams está desempenhando um papel vital ao relatar dia e noite essa orgia de corrupção e ganância, bem como o que as pessoas comuns podem fazer para se organizar e lutar. Como um meio de comunicação sem fins lucrativos movido a pessoas, cobrimos questões que a mídia corporativa nunca cobrirá, mas só podemos continuar com o apoio de nossos leitores.

* Brett Wilkins é redator da Common Dreams.

Sem comentários:

Mais lidas da semana