quinta-feira, 20 de março de 2025

Portugal | Sondagem dá vitória ao PSD nas eleições na Madeira sem maioria absoluta

Chega decisivo para definição política

TSF «» De acordo com a sondagem da Aximage para o DN Madeira e para a TSF Madeira, os social-democratas têm 38% das intenções de voto, percentagem superior ao resultado do partido liderado por Miguel Albuquerque nas últimas eleições regionais

O PSD cresce nas intenções de voto, mas não alcança a maioria absoluta. Este é o resultado da sondagem da Aximage para o DN Madeira e para a TSF Madeira.

Os social-democratas alcançam 33,8% das intenções de voto, valor que com a distribuição de indecisos (12,5%) chega aos 38%, uma percentagem superior àquela que o partido de Miguel Albuquerque teve nas últimas eleições regionais, há menos de um ano, em que ficou pelos 36,13%.

Na segunda posição aparece o PS, liderado por Paulo Cafôfo, com 18,6% das intenções de voto, que sobe para 20,9% com a distribuição de indecisos. Nas últimas eleições, os socialistas obtiveram mais quatro décimas. A seguir surge o Juntos Pelo Povo (JPP), com 17,5%, que chega aos 19,7% com os indecisos, mais 2,81 pontos percentuais do que há um ano.

O quarto partido mais escolhido é o Chega, com 7,3% (8,2% com a distribuição de indecisos), seguido do CDS-PP, com 2,3% (2,6% fazendo a distribuição de indecisos). De acordo com esta sondagem, Iniciativa Liberal e PAN sairiam da Assembleia Regional da Madeira, enquanto Bloco de Esquerda e CDU voltariam a não eleger.

Caso o PSD se alie ao CDS-PP depois das eleições, pelos resultados desta sondagem, alcançariam os 40,6%, a mesma percentagem de uma eventual coligação entre PS e JPP.

Com estes resultados, o PSD e o CDS elegeriam em conjunto 22 deputados, a dois da maioria absoluta, enquanto o PS e o JPP ficariam pelos 21. O Chega ficaria com quatro parlamentares. Detalhadamente, apenas estes partidos elegeriam deputados: PSD (21), PS (11), JPP (10), CH (4) e CDS (1). Assim, o PSD teria mais dois deputados do que há um ano e o JPP mais um. O CDS-PP perderia um mandato e Iniciativa Liberal e PAN ficariam sem os deputados únicos que tinham, graças à concentração de votos. Chega e PS manteriam o mesmo número de parlamentares.

Pelas declarações dos últimos tempos, PSD e Chega trocam acusações, recusando alianças entre ambos, sendo que o partido de extrema-direita abriria as portas caso Miguel Albuquerque saísse de cena.

Quanto a personalidades, Miguel Albuquerque é o preferido dos inquiridos nesta sondagem, já que 66% acredita que o atual líder do governo regional é o candidato mais bem posicionado. Paulo Cafôfo (12%) e Élvio Sousa (9%) estão bem longe do líder do PSD/Madeira.

Rui Polónio | Rui Oliveira e Costa | TSF

Ficha Técnica

Sondagem realizada para o DN Madeira pela Aximage entre os dias 7 e 17 de março. A residentes na região autónoma da Madeira, maiores de 18 anos, ambos os sexos. Foram realizadas 561 entrevistas com uma taxa de resposta 40,88%. Margem de erro de 4,1%. Responsabilidade Técnica Ana Carla Basilio.

Sem comentários:

Mais lidas da semana