Investigação revelada pela CNN Portugal conclui que 58% das contas que promovem o partido de André Ventura são perfis falsos criados para apoiar o Chega e atacar os concorrentes.
A CNN Portugal divulga esta sexta-feira uma investigação à manipulação da extrema-direita nas redes sociais, em concreto na rede social X, o antigo Twitter, onde o Chega conta com um exército de perfis falsos para amplificar a sua narrativa xenófoba e fazer elogios às suas propostas.
O autor do estudo é a empresa israelita Cyabra, que elaborou trabalhos semelhantes na recente campanha nas Filipinas e na análise ao cancelamento das presidenciais romenas após se descobrir uma rede de manipulação a favorecer o candidato da extrema-direita no algoritmo do TikTok.
Segundo o estudo, um total de 58% dos perfis que comentaram na conta oficial do Chega no X foram identificados como perfis falsos. Mas a utilização de contas falsas não se restringe ao apoio ao Chega, sendo igualmente usadas para atacar os adversários políticos.
O estudo analisou os comentários feitos nos perfis do PS e PSD e dos respetivos líderes, concluindo que quase metade (49%) dos perfis eram falsos e comentavam para desacreditar os candidatos, “usando linguagem emocional para questionar a sua liderança e credibilidade”. Muitos destes perfis falsos que atacavam Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos surgiam a promover Ventura e o Chega, às vezes nas mesmas discussões.
“Embora a desinformação esteja presente em todo o espectro político, o ecossistema do Chega mostrou a maior concentração de perfis falsos, particularmente em torno de André Ventura. No entanto, um volume substancial de atividade inautêntica também foi observado nas contas oficiais dos partidos Socialista e Social-Democrata, sugerindo que nenhum partido está isento de ser alvo ou beneficiário da desinformação”, conclui o estudo que analisou as contas dos três partidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário