terça-feira, 26 de abril de 2011

China entrega cinco mil toneladas de arroz para ajudar a enfrentar escassez




MSO – LUSA

Díli, 26 abr (Lusa) – A República Popular da China entregou hoje formalmente a Timor-Leste uma ajuda de cinco mil toneladas de arroz para cobrir a carência alimentar provocada pelo mau ano agrícola.

A doação foi assinalada com a assinatura do certificado de conformidade do carregamento, em cerimónia realizada no Porto de Díli, que contou com a presença do primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e de vários membros do seu Governo.

O Estado chinês esteve representado pelo encarregado de negócios da Embaixada da República Popular da China em Timor-Leste, Fang Xinwen, acompanhado de vários elementos da chancelaria.

O primeiro-ministro manifestou o seu “grande reconhecimento” à China, “país amigo que se prontifica a ajudar nos momentos difíceis” e que, com mais esta doação, vai contribuir para resolver a escassez de alimentos.

“É uma ajuda de grande significado, na medida em que podemos contar com um país que nos momentos difíceis sempre nos tem estendido a mão”, disse.

Segundo o primeiro-ministro, “há muitas famílias que estão a passar fome por causa do mau ano agrícola do ano passado e das chuvas deste ano” e pelo cálculo que o Ministério da Solidariedade Social apresentou, a necessidade “é muito maior do que as cinco mil toneladas”.

Fang Xinwen considerou “digno de menção especial” o facto de Xanana Gusmão se ter deslocado ao Porto de Díli para apressar os trabalhos de descarga do navio.

“O Governo chinês, partilhando as preocupações e as dificuldades sentidas pelas pessoas e pelo Governo timorense, decidiu dispor de cinco mil toneladas de arroz de qualidade como subvenção para Timor-Leste, e enviar para Díli com a maior rapidez possível, apesar da grande pressão da procura de alimentos na China, ao mesmo tempo”, salientou.

Segundo o diplomata, “dar o que mais se precisa a um amigo, em tempo de maior necessidade”, no caso a assistência de arroz, “representa um sinal do sentimento profundo e amizade do Governo e do povo chinês para com os timorenses e o seu Governo”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana