terça-feira, 26 de abril de 2011

MNE reforça-se para a adesão à ASEAN com o apoio da "Asia Foundation"




MSO – LUSA

Díli, 26 abr (Lusa) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-leste vai recrutar 73 novos funcionários para reforçar o quadro do Secretariado Nacional da ASEAN, anunciou hoje o ministro Zacarias da Costa.

Em declarações à Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que até ao final do ano o quadro do Secretariado, que terá por missão preparar o processo de adesão àquela organização regional, deverá ficar completo.

Timor-Leste entregou em março o pedido formal de adesão à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que reúne dez países da região: Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Birmânia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname, tendo ainda como membro observador a Papua-Nova Guiné.

"Este ano, o Ministério vai recrutar mais 73 novos funcionários, que se vão juntar aos pouco mais de 40 que temos vindo a recrutar para o Secretariado da ASEAN e cujo quadro deverá ficar completo este ano", disse.

"Além disso, mais de 60 funcionários de outros ministérios vão também reforçar o Secretariado Nacional da ASEAN", acrescentou o ministro.

Zacarias da Costa falava à margem da cerimónia da assinatura de um memorando de entendimento com a "Asia Foundation", para dar apoio na formação de recursos humanos e na capacitação institucional.

"É um acordo que vem ao encontro de duas necessidades do Ministério, definidas na elaboração do nosso plano estratégico, na medida em que, com a adesão à ASEAN, precisamos de preparar muito bem os nossos quadros", comentou.

De acordo com o ministro, para responder "ao grande desafio que representa a adesão", há necessidade de "acelerar a formação dos novos quadros e a capacitação institucional", porque "a política externa é a primeira imagem que Timor dá ao mundo".

"Temos de estar unidos e reunir todas as capacidades para podermos representar com dignidade o país perante a comunidade internacional", disse.

Nos termos do memorando hoje assinado, o projeto de qualificação dos quadros timorenses, que tem o apoio do Departamento de Estado norte-americano, vai ser desenvolvido ao longo de dois anos, através da "Asia Fundation".

Comentando o processo de adesão, Zacarias da Costa disse ser unânime o reconhecimento de todos os países de que Timor-Leste se enquadra, pela sua posição geográfica, nos objetivos da ASEAN, mas realçou que a preparação do país é crucial.

"Mais importante do que ser elegível para aderir ao grupo das nações asiáticas, é importante prepararmo-nos adequadamente para merecer a confiança dos líderes da ASEAN", concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana