terça-feira, 17 de maio de 2011

Angola: Paludismo tem causado cerca de 15 mortes diárias na pediatria de Luanda




NME - LUSA

Luanda, 17 mai (Lusa) -- O diretor do Hospital Pediátrico de Luanda, Luís Bernardino, disse hoje à Lusa que cerca de 15 crianças morrem diariamente, nas últimas semanas, naquela unidade hospitalar com paludismo.

Segundo Luís Bernardino, o hospital tem registado uma média entre 80 a 100 internamentos diários e desse número cerca de 15 crianças morrem diariamente.

O paludismo, acompanhado de anemia, tem sido a causa principal da grande afluência ao hospital, que realiza uma média de 40 a 50 transfusões por dia.

"O mês de maio tem sido o pior, porque segue-se às fortes chuvas e em consequência aumentam os casos de paludismo", explicou Luís Bernardino.

De acordo com o diretor, a falta de condições nas unidades hospitalares periféricas para atender à procura faz agravar a situação na única unidade de pediatria de Luanda.

"Existem dois problemas: a falta de oxigénio e de sangue nos centros periféricos. Os miúdos quando chegam ao hospital pediátrico já estão quase moribundos", referiu o pediatra.

Luís Bernardino disse que o hospital regista uma média diária de nove mortes nos restantes períodos do ano, que considerou "um número muito alto", salientando, no entanto, que ali existem médicos suficientes para responderem à procura.

"Em termos de enfermeiros é que temos um número desproporcional. Temos seis enfermeiros para uma sala de internamento com 100 doentes, por isso fica difícil o trabalho", alertou o diretor.

"Mas é preciso notar que entre os 100 doentes graves, apesar das dificuldades, conseguimos reabilitar entre 80 a 90 crianças", salientou.

Luís Bernardino disse que devido ao aumento de casos, o hospital apresenta uma rutura de stocks, por isso já foi apresentado ao Ministério da Saúde um memorando sobre o assunto, do qual aguardam resposta.

Além do paludismo, a subnutrição e as doenças respiratórias agudas surgem na lista das doenças que mais afetam as crianças.

Sem comentários:

Mais lidas da semana