sexta-feira, 27 de maio de 2011

Espanha - Indignados: Cerca de 50 feridos ligeiros depois de cargas policiais em Barcelona





Cerca de 50 pessoas ficaram hoje ligeiramente feridas, na sequência das várias cargas dos agentes da polícia autonóma da Catalunha contra manifestantes concentrados na Praça da Catalunha, no centro de Barcelona (nordeste de Espanha).

Fontes do Sistema de Emergências Médicas (SEM) explicaram que os feridos, incluindo um agente policial, foram atendidos por equipas médicas. Cinco foram transferidos para o centro de cuidados primários em Manso.

Uma turista portuguesa que estava na Praça da Catalunha no momento das cargas policiais de hoje relatou à Lusa ter ouvido vários disparos.

Cerca das 11:00 locais (10:00 em Lisboa), a situação na praça era quase de batalha campal, com a polícia a carregar contra os manifestantes, apanhando até alguns dos jornalistas que estavam no local em reportagem.

Desde o início da manhã dezenas de agentes policiais foram destacados para garantir a segurança de equipas de limpeza que estão a retirar parte do material usado pelos manifestantes, no âmbito dos protestos Democracia Real Já.

Os problemas começaram quando um grupo de manifestantes recusou a passagem dos camiões de limpeza. Alguns manifestantes furaram os pneus dos veículos para impedir que retirassem a pequena 'cidade' improvisada na praça, onde na última semana estiveram acampadas centenas de pessoas.

Responsáveis do movimento na Puerta del Sol em Madrid marcaram concentrações para as 19:00 (18:00 em Lisboa) em todas as praças espanholas onde decorrem protestos em solidariedade com os manifestantes em Barcelona.

Operação em Lérida

Cerca de uma centena de manifestantes estão, entretanto, a resistir a uma operação da polícia espanhola e de equipas de limpeza para desmantelar um acampamento de protesto criado há vários dias na praça central de Lérida (nordeste).

Pelo menos duas pessoas foram detidas e várias ficaram feridas, entre elas alguns agentes policiais, durante a operação que começou em Lérida (Lleida, em catalão) ao mesmo tempo que decorria uma operação idêntica na cidade de Barcelona, a 180 quilómetros.

Meia centena de efetivos dos Mossos d'Esquadra, a polícia autonóma da Catalunha, e da Guarda Urbana concentraram-se desde as 08:00 (07:00 em Lisboa) na praça Ricard Vies, no centro de Lérida.

Sem comentários:

Mais lidas da semana