quarta-feira, 6 de julho de 2011

OCDE: PORTUGAL FOI O 3º PAÍS COM MAIOR QUEDA DO PIB





À frente de Portugal ficaram apenas a Austrália e o Japão

O PIB português teve a terceira maior queda do conjunto de países que integra a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), recuando 0,6 por cento no primeiro trimestre deste ano.

À frente de Portugal, que manteve o ritmo recessivo dos últimos três meses de 2010, ficaram apenas a Austrália (-1,2%) e o Japão (-0,9%), segundo as contas trimestrais da OCDE.

No conjunto de países da organização, o PIB cresceu 0,5% no primeiro trimestre, mantendo o ritmo dos últimos três meses do ano passado, embora com um menor contributo do consumo privado, que foi compensado pelo efeito da variação dos inventários.

O consumo contribuiu apenas com duas décimas para a subida do PIB entre Janeiro e Março, o nível mais baixo do segundo trimestre de 2009, quando tinha pesado quatro décimas no último trimestre do exercício anterior.

Quais foram os países onde economia mais cresceu?

Pelo contrário, os inventários das empresas contribuíram com uma décima, quando tinham tido um impacto negativo de quatro décimas entre Outubro e Dezembro.

As exportações juntaram uma décima à subida do PIB no primeiro trimestre, muito abaixo das quatro décimas do último trimestre de 2010.

Alemanha, Canadá e França foram os países da OCDE onde a economia mais cresceu, avançando 1,5%, 1% e 0,9%, respectivamente.

O PIB dos Estados Unidos da América e do Reino Unido progrediu 0,5%, Espanha 0,3% e Itália 0,1%, abaixo da média de 0,8% da Zona Euro.

A Estónia foi o país que teve um crescimento mais expressivo (2,4%).

Islândia, Turquia, Coreia do Sul, Irlanda, Chile, Israel e Bélgica também tiveram crescimentos acima de 1%.

Sem comentários:

Mais lidas da semana