domingo, 28 de agosto de 2011

Iniciativas de apoio a presidente não são vassalagem nem campanha eleitoral -- embaixador




SK – EL - LUSA

Cascais, 28 ago (Lusa) -- O embaixador de Angola em Portugal refutou hoje que as manifestações de apoio ao presidente angolano, como a que decorre em Tires, tenham a ver com vassalagem ou a campanha eleitoral para as legislativas em 2012.

"Tudo o que se faz no país, fazem logo colagem a campanha eleitoral. Não é possível pensar-se assim", defendeu José Marcos Barrica, considerando que quem pensa desta forma "são críticos de mente curta, que apenas querem combater tudo de bem que se está a fazer no país".

Em declarações à Agência Lusa à margem de uma palestra dedicada à vida do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, por ocasião do seu 69º. aniversário, que hoje se assinala, o diplomata angolano salientou que este tipo de "comemorações não podem ser interpretadas assim".

"Toda a comemoração, seja ela qual for, vai ser interpretada assim? Vamos deixar de viver porque vamos ser conotados com a campanha eleitoral?", questionou o embaixador.

Mais de duas centenas de pessoas estiverem hoje presentes no pavilhão desportivo de Tires, Cascais, para prestarem homenagem a José Eduardo dos Santos, a quem 'ofereceram' um bolo de aniversário e cantaram os parabéns.

Organizada pelas associações representativas da comunidade angolana residente em Portugal, a palestra dedicada à vida do presidente de Angola, juntou pessoas de todas as idades, num ambiente de festa e convívio, com vários momentos culturais e comes e bebes.

A sala do pavilhão desportivo foi pequena para acolher todos aqueles que quiseram participar no evento, que começou com o hino nacional angolano, seguido das palavras de boas-vindas proferidas pelo embaixador de Angola em Portugal, que começou por destacar a "vida exemplar" de José Eduardo dos Santos.

Este encontro é uma das iniciativas que assinalam o 69º aniversário de José Eduardo dos Santos. Em Luanda, o programa das celebrações incluem, este fim-de-semana, a disputa da Taça "Zé Dú" (nome por que é popularmente conhecido o presidente) em luta livre, com música ao vivo e que decorrerá no espaço da Kalemba, a antiga Praça de Touros da capital angolana.

As comemorações do aniversário do presidente angolano, intituladas "Quinzena do Presidente", integram um programa de eventos para assinalar o 55º aniversário da fundação do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que começou a 05 de agosto, estendendo-se até maio de 2012.

Sem comentários:

Mais lidas da semana