domingo, 28 de agosto de 2011

Mais de 200 pessoas lotaram pavilhão em Tires para homenagear José Eduardo dos Santos




SK - LUSA

Cascais, 28 ago (Lusa) -- Mais de duas centenas de pessoas lotaram hoje o pavilhão desportivo de Tires, em Cascais, para prestarem homenagem ao chefe de estado angolano, José Eduardo dos Santos, por ocasião do seu 69º. aniversário.

Organizada pelas associações representativas da comunidade angolana residente em Portugal, a palestra dedicada à vida do presidente de Angola, que cumpre hoje 69 anos, juntou pessoas de todas as idades, num ambiente de festa e convívio, com vários momentos culturais e comes e bebes.

A sala do pavilhão desportivo, enfeitada com bandeiras de Angola e fotografias do chefe de Estado, foi pequena para acolher todos aqueles que quiseram participar no evento, que arrancou com o hino nacional angolano, seguido das palavras de boas-vindas proferidas pelo embaixador de Angola em Portugal, que começou por destacar a "vida exemplar" de José Eduardo dos Santos.

"Tenho a honra de proferir, neste dia tão especial, algumas palavras sobre a vida e percurso do nosso presidente. Mas sinto-me pequeno para falar da grandeza da sua pessoa", afirmou José Marcos Barrica, entre aplausos da plateia.

A maioria dos mais de duzentos participantes na sala vestia uma t-shit branca com a imagem do 'ilustre aniversariante', e onde podia ler-se "Parabéns Presidente José Eduardo dos Santos" e "A comunidade angolana em Portugal saúda o Presidente de todos os angolanos".

O embaixador de Angola fez de seguida uma 'viagem' pormenorizada pelas várias etapas do "grande estadista" angolano, lembrando a sua infância e alguns dos "grandes momentos da sua vida estudantil e política", o seu tempo na guerrilha, a "forma como assumiu os seus cargos durante a guerra civil", e, finalmente, como "liderou Angola para o momento de paz" que o país vive atualmente.

"Este aniversário é um momento de particular satisfação para todos os filhos da pátria (...) José Eduardo dos Santos é uma figura que está ligada ao nosso país, que dedicou toda a sua vida à causa do país. É por isso com enorme agrado que o vemos à frente dos destinos da nossa pátria", afirmou Barrica.

O diplomata destacou que depois de "todas as dificuldades e de todo o sofrimento do povo angolano", Angola vive em paz, está a "afirmar-se", e graças à liderança do chefe de Estado, "tem um futuro seguramente certo".

"É por isso que aplaudimos ao homem que nos conduziu até aqui", rematou o embaixador de Angola em Portugal.

Um dos momentos altos da 'festa', foi o bolo de aniversário que os participantes ofereceram a "Zé Dú" (nome por que é popularmente conhecido o presidente), e a quem -- logo de seguida - mais de duzentas vozes cantaram os parabéns.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana