segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Posse do PR em São Tomé e Príncipe: RAMALHO EANES NO LUGAR DE CAVACO SILVA




CA - SOL

Foram chefes de Estado e ficaram amigos. Pinto da Costa e Eanes reencontram-se no dia 3 de Setembro.

«TENHO um amigo de coração, o Presidente Ramalho Eanes. É uma figura que me daria muito prazer, muita felicidade, se ele e a sua esposa estivessem presentes na minha posse» – o desejo expresso nas declarações do Presidente eleito de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, à Lusa, vai ser uma realidade.

António Ramalho Eanes vai estar na cerimónia da tomada de posse do seu amigo no dia 3 de Setembro. O Presidente da República, Cavaco Silva, incumbiu o general da tarefa de representar Portugal no acto solene.

Na semana passada, Pinto da Costa encontrou-se no Algarve com o chefe de Estado português. Durante uma visita privada de uma semana, o futuro Presidente são-tomense manteve encontros com o primeiro-ministro Passos Coelho e com o ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas.

Foram também convidados para a cerimónia de transição de poder – que vai decorrer no palácio dos Congressos – os altos dignitários dos restantes países da CPLP, bem como dos Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEDEAO).

A relação de Pinto da Costa – Presidente de S. Tomé entre 1975 e 1991 – com Ramalho Eanes iniciou-se em 1979, aquando da visita oficial do primeiro a Portugal. Em 1984, é Ramalho Eanes quem se desloca ao arquipélago para, no ano seguinte, Pinto da Costa retribuir a visita. Desde então, ambos os homens de Estado têm mantido relações de amizade e, já fora dos círculos do poder, encontraram-se em Portugal noutras ocasiões.

Sem comentários:

Mais lidas da semana