PMA - LUSA
Maputo, 24 out (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, vai participar na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth, de 28 a 30 deste mês, em Perth, Austrália, informou hoje a Presidência da República de Moçambique.
Além de tomar parte na Cimeira da Commonwealth, Armando Guebuza vai manter um encontro com a primeira-ministra australiana, Julia Gilard, para conversações sobre a cooperação bilateral, refere um comunicado de imprensa da Presidência moçambicana.
No âmbito do encontro da organização, que reúne maioritariamente países anglófonos, o Presidente moçambicano vai participar num painel dedicado à "Parceria na Commonwealth para o Desenvolvimento de Recursos Naturais e numa mesa redonda sobre "A Mineração Moçambique-Austrália".
Armando Guebuza estará também presente num jantar dedicado ao tema "Empoderamento da Mulher para a Liderança" e num encontro sobre "Desportos".
A Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Commonwealth terá como tema principal: "Construíndo a Resiliência Nacional, Construindo a Resiliência Global", que será apresentado pelo Painel das Nações Unidas sobre a Sustentabilidade.
A reunião abordará igualmente questões sobre a reforma da Commonwealth.
Na deslocação a Perth, Armando Guebuza será acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, Recursos Minerais, Esperança Bias, e Função Pública, Vitória Diogo.
Moçambique é o único país de língua oficial portuguesa que faz parte da Commonwealth, comunidade das ex-colónias britânicas, à qual aderiu em 1987, primeiro como observador, e depois, como membro efetivo, em 1995.
O Estado moçambicano fundamentou a sua adesão à organização com o facto de estar geograficamente cercado por países de língua oficial inglesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário