segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Afeganistão: 17 MILITARES DA NATO MORTOS EM ATENTADO




SOL - LUSA

Pelo menos 17 militares americanos da força da NATO no Afeganistão (ISAF) e quatro afegãos foram mortos hoje num atentado reivindicado pelos talibãs, em que uma viatura suicida foi contra um carro da coligação em Cabul, informaram fontes oficiais.

Trata-se do ataque mais mortífero para a coligação depois de 30 soldados americanos, 25 dos quais membros das forças especiais, terem morrido no helicóptero abatido em meados de Agosto na província de Wardak, no sul de Cabul.

Este novo atentado em Cabul, onde nos últimos tempos os talibãs reforçaram os ataques, é mais um revés para o Governo afegão e seus alilados da NATO, a três anos da partida de todas as forças da coligação.

«Segundo as nossas primeiras informações, 13 militares da NATO foram mortos» no atentado, disse um porta-voz da ISAF, escusando-se a indicar a sua nacionalidade ou precisar quantos soldados ficaram feridos.

Em Washington, um alto responsável da Defesa afirmou que os 13 militares mortos eram americanos. «Mas o número de vítimas pode ainda aumentar», acrescentou.

A estes mortos acrescem mais três australianos da ISAF abatidos hoje por um soldado afegão por motivos desconhecidos, na província afegã de Oruzgan.

Estes três militares australianos eram formadores do exército nacional afegão, acrescentou o general Abdul Hameed, chefe do 20.º corpo do exército afegão, estacionado em várias províncias do sul do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana