domingo, 20 de novembro de 2011

Moçambique: VISABEIRA QUER AUMENTAR NÚMERO DE TURISTAS NA GORONGOSA




EMYP - LUSA

Maputo, 20 nov (Lusa) - A gestão turística do Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, foi entregue ao grupo português Visabeira, que quer aumentar o número de turistas que visitam a reserva e diminuir os custos de transporte para a região.

O Ministério do Turismo de Moçambique e os responsáveis pelo Projeto de Restauração do Parque da Gorongosa decidiram concessionar a gestão turística da reserva natural à Visabeira, que vai avançar com dois milhões de dólares (cerca de um milhão e meio de euros) no investimento.

Pedro Sousa, administrador da Visabeira, disse à Lusa que a empresa pretende "criar condições para as pessoas ficarem mais tempo e a viagem ser apenas um detalhe da estada". Por outro lado, deseja também "aumentar o número de visitantes criando condições para diminuir o preço dos voos".

O projeto da Visabeira vai centrar-se na requalificação da unidade ecoturística de Chitengo, que dispõe atualmente de capacidade de hospedagem para 78 pessoas, mas que o grupo quer estender até às 98, mantendo o perfil arquitetónico histórico do local.

"Primeiro, para aumentarmos a procura, vamos aumentar o número de quartos; segundo, a nossa ideia é criar condições para as pessoas voltarem. As pessoas precisam de dizer que foi um dinheiro bem gasto, adequado à experiência", avançou Sousa.

Outra vontade do grupo, que vai gerir o turismo do PNG através da sua cadeia hoteleira Girassol, é aumentar o tempo de abertura ao público da reserva natural, atualmente de oito meses.

"O parque tem estado aberto de abril até dezembro. Nós vamos tentar abrir mais cedo e diversificar as atividades, porque há coisas fantásticas que se podem lá fazer na altura das cheias e do calor", disse o administrador.

Em 2010, o Parque Nacional da Gorongosa recebeu mais de 5.500 turistas, na maioria de Moçambique, Europa e dos Estados Unidos da América.

Sem comentários:

Mais lidas da semana