terça-feira, 1 de novembro de 2011

Brasil: AMEAÇADO DE MORTE POR MILICIANOS, MARCELO FREIXO VAI DEIXAR O PAÍS




PULSAR BRASIL

O deputado estadual pelo Rio de Janeiro Marcelo Freixo (Psol) vai deixar o país após receber ameaças de morte de integrantes de milícias. Freixo vem denunciando as ações desses grupos criminosos que atuam em comunidades do estado.

De acordo com informações da Agência Brasil, Freixo aceitou o convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo. Ele disse ter recebido, apenas no último mês, sete ameaças de morte.

Freixo afirma também estar sentido pouco retorno da Secretária de Segurança para garantir sua proteção e de sua família. Ele encara as ameaças como um “problema nacional” e questiona a falta de ações efetivas do poder público para resolver o problema.

O deputado lembra o assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta por milicianos em agosto desse ano. Ele atenta para o fato de que se esses grupos ameaçam autoridades, como juízes e deputados, devem exercer uma forte ameaça sobre as comunidades onde dominam.

Segundo Freixo, esses grupos milicianos extorquem dinheiro de moradores e de comerciantes e controlam atividades como transporte alternativo, venda de gás e de ligações clandestinas de TV a cabo.

Marcelo Freixo presidiu em 2008 a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que investigou o envolvimento de policiais e políticos nos grupos milicianos. Desde então, recebe constantes ameaças de morte. O deputado não informou por quanto tempo ficará na Europa, mas garantiu retorno ao Brasil. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana