domingo, 20 de novembro de 2011

COIMBRA ACOLHE A FESTA DO CINEMA LUSÓFONO



HARDMÚSICA

De 22 a 26 de Novembro, o FESTin, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa vai estar em Coimbra , com sessões de entrada livre no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e na Casa das Artes.

Esta primeiradigressão do FESTin conta com o apoio do Cine Clube Fila K, e permitirá ao público de Coimbra assistir a uma selecção de seis longas e 34 curtas-metragens que estiveram em competição em Lisboa e que constituem uma amostra da produção cinematográfica dos países lusófonos entre 2009 e 2010.

A curta-metragem “Constança” (Portugal, 2010) abre, de forma simbólica, a mostra do FESTin em Coimbra, no dia 22 de novembro, pelas 21:00, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, com a presença do realizador José de Castro.

Inspirado no poema homónimo de Eugénio de Castro, o filme aborda a história de amor de Pedro e Inês na perspectiva de Constança, a esposa legítima do príncipe e futuro rei de Portugal.

O documentário brasileiro "Dzi Croquetes" (Brasil, 2009)fecha a primeira noite com a trajectória deste irreverente grupo carioca que marcou a cena artística ao desafiar tabus sociais e sexuais na década de 70.

A não esquecer a programação para a mesa-redonda “A língua portuguesa, o cinema e as suas fronteiras: a existência de outras linguagens e idiomas” seguida da projecção da curta timorense "Letter to my Mom" (Timor-Leste, 2010), de Francisca Maia, que terá lugar pelas 18:00 do dia 24 de Novembro, na Casa das Artes.

O documentário vencedor da 2ª edição do FESTin, “Hortas di Pobreza” (Guiné-Bissau/Portugal, 2010), de Sara de Sousa Correia, será exibido no mesmo dia pelas 21:30, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha.

O documentário “Complexo – Universo Paralelo” (Portugal, 2010), de Mário Patrocínio, vencedor do Prémio Internacional de Direitos Humanos do Festival Artivism – Hollywood, encerra a Mostra do FESTin em Coimbra, pelas 22:00 do dia 26 de Novembro.

O FESTin regressa ao Cinema São Jorge para a 3ª edição de 09 a 20 de Maio de 2012. Até 31 de Janeiro decorrem as inscrições de filmes de expressão portuguesa para as secções de competição de curtas e longas-metragens.

O FESTin é organizado pela Padrão Atual, em parceria com a Fundação Luso-Brasileira e a EGEAC - Cinema São Jorge.

Sem comentários:

Mais lidas da semana