MSE - LUSA
Díli, 22 nov (Lusa) - A representante do secretário-geral da ONU para Redução dos Riscos de Desastres Naturais, Margareta Wahlstrom, disse hoje que Timor-Leste está a trabalhar para dar uma resposta eficaz aos desastres naturais.
"Timor-Leste está a trabalhar muito para responder eficazmente aos desastres naturais", afirmou Margareta Wahstrom no final de uma visita ao país, que teve início no domingo.
Timor-Leste está sujeito a inundações, deslizamentos de terra e prolongados períodos de seca, situações que podem provocar infestações de insetos, doenças e insegurança alimentar.
Os especialistas consideram também que o país pode ser atingido por tsunamis associados a terramotos.
"Timor-Leste está a construir um sistema para reduzir os riscos de desastres naturais através de uma resposta de emergência coordenada e legislação e planeamento", referiu a representante do secretário-geral da ONU.
Segundo Margareta Wahlstrom, a estratégia do país "concentra-se na prevenção, bem como na resposta", o que irá ajudar Timor-Leste a proteger os ganhos obtidos com o desenvolvimento e a alcançar as metas estabelecidas.
Durante a sua estada em Díli, a representante do secretário-geral da ONU reuniu-se com representantes do governo, do parlamento nacional e com organizações não-governamentais e visitou algumas locais onde estão a decorrer projetos de prevenção de desastres naturais.
"Vi uma comunidade a ser capacitada. Havia um sistema de alerta precoce e a administração do distrito (de Lautem) está a trabalhar para conseguir dar resposta e manter meios de subsistência durante períodos de seca, inundações ou deslizamentos de terra", disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário