terça-feira, 22 de novembro de 2011

TIMOR-LESTE ESTÁ A TRABALHAR PARA DAR RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS - ONU



MSE - LUSA

Díli, 22 nov (Lusa) - A representante do secretário-geral da ONU para Redução dos Riscos de Desastres Naturais, Margareta Wahlstrom, disse hoje que Timor-Leste está a trabalhar para dar uma resposta eficaz aos desastres naturais.

"Timor-Leste está a trabalhar muito para responder eficazmente aos desastres naturais", afirmou Margareta Wahstrom no final de uma visita ao país, que teve início no domingo.

Timor-Leste está sujeito a inundações, deslizamentos de terra e prolongados períodos de seca, situações que podem provocar infestações de insetos, doenças e insegurança alimentar.

Os especialistas consideram também que o país pode ser atingido por tsunamis associados a terramotos.

"Timor-Leste está a construir um sistema para reduzir os riscos de desastres naturais através de uma resposta de emergência coordenada e legislação e planeamento", referiu a representante do secretário-geral da ONU.

Segundo Margareta Wahlstrom, a estratégia do país "concentra-se na prevenção, bem como na resposta", o que irá ajudar Timor-Leste a proteger os ganhos obtidos com o desenvolvimento e a alcançar as metas estabelecidas.

Durante a sua estada em Díli, a representante do secretário-geral da ONU reuniu-se com representantes do governo, do parlamento nacional e com organizações não-governamentais e visitou algumas locais onde estão a decorrer projetos de prevenção de desastres naturais.

"Vi uma comunidade a ser capacitada. Havia um sistema de alerta precoce e a administração do distrito (de Lautem) está a trabalhar para conseguir dar resposta e manter meios de subsistência durante períodos de seca, inundações ou deslizamentos de terra", disse.

Sem comentários:

Mais lidas da semana