sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fome: Kofi Annan considera que crise alimentar é uma “falha moral inconcebível”




DESTAK – LUSA

O antigo secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan criticou na quinta-feira os líderes mundiais por não terem adotado medidas ousadas de combate às alterações climáticas, o que considera ser uma ameaça ao agravamento da crise alimentar.

Num discurso proferido na Universidade de Stanford, o Nobel da Paz afirmou que a subida da temperatura e a escassez de água das chuvas estão a ter um efeito devastador sobre a produção de alimentos e alertou que a falha de resposta a este problema terá repercussões sobre a saúde, segurança e estabilidade.

"Até agora, a nossa geração - a minha geração - de líderes, incluindo os das Nações Unidas, falharam em encontrar uma estratégia ou coragem de combater o problema", afirmou, considerando que "esta falta de visão coletiva a longo prazo e de liderança é indesculpável".

Annan sublinhou que a crise alimentar "é uma falha moral inconcebível e um freio ao desenvolvimento global" e apontou a necessidade imperativa de uma estratégia justa e universal para lidar com as questões climáticas.

Sem essa ação, disse, "o resultado será uma migração em massa, crescente escassez de alimentos, perda de coesão social e mesmo instabilidade política".

"Precisamos urgentemente de encontrar formas de combater a extrema volatilidade nos preços dos alimentos, particularmente a excessiva especulação nos produtos agrícolas que tem sido a causa dessa situação", observou.

De acordo com o Banco Mundial, o aumento dos preços dos bens alimentares registado este ano colocou mais 70 milhões de pessoas numa situação de extrema pobreza e uma em cada sete pessoas no planeta passam fome.

Para Annan, África, apesar de ser assolada por problemas de fome e guerra, desempenha um papel fundamental na resolução da crise alimentar.

"Pode ser agora o único continente que não consegue alimentar a sua população, mas também tem cerca de 60 por cento das terras aráveis não cultivadas do mundo".

Com os investimentos certos, investigação e apoio, África conseguirá promover a produção e ajudar a combater a fome, sustentou.

Apesar de apontar falhas dos Governos no combate às alterações climáticas, Kofi Annan manifestou satisfação com o facto de os líderes mundiais darem sinais de que encaram o acesso e disponibilidade de alimentos como meios para o crescimento global.

Sem comentários:

Mais lidas da semana