sábado, 5 de novembro de 2011

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ORGANIZA BIENAL DE ARTE E CULTURA




ÁFRICA 21, com Panapress

O chefe de Estado são-tomense alertou “que é preciso preservar, gerir criar condições de melhor fruição, sob pena de se perder irremediavelmente os fundamentos da são-tomensidade”.

São Tomé - O Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, inaugurou terça-feira a sexta bienal internacional de arte e cultura, que reúne músicos e artistas da lusofonia até 30 de novembro.

No ato de inauguração do evento na Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopia (CACAU), no centro de São Tomé, Manuel Pinto da Costa disse que “este encontro e partilha das culturas e das artes da Lusofonia, das culturas e das artes do mundo é um momento ímpar para a divulgação do rico património cultural e natural”.

Falando à imprensa, o chefe de Estado são-tomense alertou “que é preciso preservar, gerir criar condições de melhor fruição, sob pena de se perder irremediavelmente os fundamentos da são-tomensidade”.

A sexta bienal internacional de arte e cultura, na qual participam escritores de renome internacional como o angolano José Eduardo Agualusa, o português Paulo Ramalho, as são-tomenses Olinda Beja e Conceição Lima, organiza a primeira residência de escrita criativa, que resultará na produção de contos.

José Agualusa sublinhou que este evento tem estado a colocar o arquipélago no mapa da cultura dos eventos culturais africanos e relembrou que os são-tomenses foram os primeiros africanos a escrever e a publicar em língua portuguesa.

Segundo o escritor angolano, "Angola deve muito a São Tomé e alguns dos melhores filhos de Angola são são-tomenses”.

João Carlos Silva, presidente da bienal e arte e cultura de São Tome Príncipe e criador do projeto que começou em 1995, instou as autoridades nacionais sobre a necessidade urgente de se concretizar a candidatura a património mundial da Unesco de “Tchiloli”, nome crioulo de uma peça teatral em que o centro da história recai sobre o príncipe herdeiro, filho do rei que mata o seu amigo no mato durante a caça e o rei fica no impasse se matava ou não o seu filho porque a lei o exigia.

A sexta bienal de arte e cultura de São Tomé e Príncipe, denominada “Patrimónios”, homenageia os portugueses Almada Negreiros e Viana da Mota.

Sem comentários:

Mais lidas da semana