JCS - LUSA
Macau, China, 04 dez (Lusa) - O presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Marcelino Macome, disse hoje à Agência Lusa em Macau que o país está disponível para organizar os Jogos da Lusofonia em 2017.
"A disponibilidade existe até porque há um base que foi a organização dos Jogos Africanos em que tivemos um legado quer de instalações, quer em pessoas para a organização", sublinhou o mesmo responsável que está em Macau para participar na Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).
Para Marcelino Macome, o que está agora em causa "é fazerem-se os estudos de viabilidade e criarem-se as fontes de financiamento". Os responsáveis do desporto de Moçambique estão "disponíveis e dispostos para trabalhar nesse sentido", garantiu.
"Logo que chegarmos a Maputo vamos começar a trabalhar e em março, na reunião que vamos ter em Goa, estaremos em condições de dar já a palavra definitiva", declarou.
Salientando que a organização dos quartos Jogos da Lusofonia - depois de Macau em 2006, Lisboa em 2009 e Goa em 2013 - "é um desafio bastante grande", Marcelino Macome recordou que as "duas edições anteriores foram muito bem organizadas".
Além de ser o primeiro país africano da ACOLOP a pretender organizar o evento, o mesmo responsável salientou a "responsabilidade e a honra" devido à participação dos melhores atletas de cada país.
Os membros da ACOLOP estão reunidos em Macau e decidiram este fim de semana realizar a próxima assembleia-geral em Goa, cidade que vai acolher os terceiros Jogos da Lusofonia, onde irão efetuar uma visita de inspeção e decidir quais as modalidades a integrar na prova.
Prabhu Desai, diretor-executivo da Autoridade Desportiva de Goa, afirmou que aquela região indiana tem já cinco complexos desportivos prontos para os Jogos e que vão continuar a trabalhar para uma boa realização do evento.
"Temos cerca de ano e meio para os jogos e estamos confiantes na capacidade de organizar os Jogos da Lusofonia, além de termos o apoio do Governo local", acrescentou o mesmo responsável.
Em Macau, para garantir o empenho e o apoio do Governo de Goa na realização dos Jogos, esteve também Monohar Ajgaonkar, ministro do Desporto de Goa que, em declarações à agência Lusa, sublinhou a importância dos Jogos da Lusofonia e o interesse do Executivo local em apoiar a iniciativa para o desenvolvimento do desporto na região.
Sem comentários:
Enviar um comentário