quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

GOVERNO DE CABO VERDE CONDENA ATENTADOS DE SEXTA-FEIRA EM KANO


 

JSD (PCR(MDR)

Cidade da Praia, 25 jan (Lusa) - O Governo de Cabo Verde condenou hoje os atentados terroristas perpetrados há cinco dias em Kano, a segunda maior cidade da Nigéria, que provocaram "vários mortos e feridos", além de elevados danos materiais.

Num comunicado, o Ministério das Relações Exteriores cabo-verdiano refere que os atentados, reivindicados pela milícia islâmica Boko Haram, constituem um "crime injustificado".

"(O Governo de Cabo Verde) condena, com firmeza, os seus autores e o recurso à violência como forma de pressão ou de expressão de desacordo, principalmente quando dirigida contra pessoas inocentes, quaisquer que possam ser os motivos invocados", lê-se no documento.

"Ciente da necessidade de todos contribuírem para a segurança e a paz no mundo, reitera, nesse contexto, a sua adesão aos valores e princípios democráticos e humanistas e à crescente generalização e partilha dos mesmos pela humanidade, como bases para a coexistência pacífica tanto no seio das sociedades como entre Nações", conclui o comunicado do ministério tutelado por Jorge Borges.

Segundo os últimos dados, os ataques simultâneos desencadeados após as orações muçulmanas de 20 deste mês em Kano, norte da Nigéria, provocaram 184 mortos, incluindo 29 polícias, enquanto centenas de bombas foram descobertas na cidade.

Kano, principal cidade do norte da Nigéria com cerca de nove milhões de habitantes, foi sexta-feira abalada por duas dezenas de explosões e por tiroteios.

Os ataques, coordenados segundo a polícia, tiveram oito alvos diferentes: instalações da polícia e dos serviços de imigração e a residência de um responsável da polícia, segundo uma lista fornecida pela polícia.

Um porta-voz do grupo disse ao jornal que os ataques foram uma resposta à recusa do governo em libertar vários dos seus membros atualmente na prisão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana