quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Investimento na educação no âmbito da cooperação aumentou apesar da crise - Nuno Crato



MSE – Lusa, com foto

Díli, 25 jan (Lusa) - O ministro da Educação português, Nuno Crato, disse hoje que o investimento no setor da educação em Timor-Leste no âmbito da cooperação bilateral está a aumentar, apesar das dificuldades financeiras de Portugal.

"Estes investimentos estão a aumentar. Mesmo com as dificuldades financeiras há prioridades e uma das nossas prioridades é cooperar com Timor-Leste no ensino da língua portuguesa e no ensino básico, secundário e também agora universitário e os nossos professores têm sido uma peça chave nesse processo", afirmou o ministro da Educação.

O ministro referia-se ao projetos de formação de professores e da Escolas de Referência.

O ministro destacou também que um dos aspetos "muito importantes" dos projetos é a "estreita cooperação com o governo de Timor".

"O governo de Timor investe também muito neste projeto. Nós temos custos partilhados com o governo de Timor-Leste na formação de professores em Timor-Leste o que é muito satisfatório e é indicador do interesse que o governo de Timor tem neste projeto", salientou.

O programa inicial de formação de professores, para a qual Portugal vai enviar 173 professores portugueses e da responsabilidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está orçado em 10 milhões de dólares, seis dos quais pagos pelo Estado timorense.

O projeto da Escolas de Referência, do Ministério da Educação e que inclui 50 professores portugueses, está orçada em 2,4 milhões dólares, 1,5 milhões de dólares garantidos pelo Estado português.

Sem comentários:

Mais lidas da semana