quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Moçambique: Tempestade Funso dirige-se para zona de Inhambane, no sul



LAS - Lusa

Maputo, 25 jan (Lusa) - O ciclone Funso, que desde o fim de semana influência o centro de Moçambique, dirige-se agora para as regiões do sul do país, devendo afetar a província de Inhambane nos próximos dias.

O efeito daquela tempestade tropical, de nível quatro, provocou 16 mortos na província da Zambézia, a que se juntam nove vítimas mortais resultantes da passagem de uma outra tempestade tropical, Dando, pelo sul de Moçambique.

O centro do Funso está nas cercanias da ilha Europa, no meio do Canal de Moçambique, entre Moçambique e Madagáscar.

Diversas estimativas indicam que a tempestade deverá começar a dissipar-se no sábado, quando entrar em território moçambicano, afetando conhecidas estâncias turísticas da província de Inhambane, como a própria capital, com o mesmo nome, e Inhassoro e Inharrime, entre outras.

Mais a sul, em Gaza, prossegue a retirada coerciva de pessoas em zonas de risco ao longo do Vale do Limpopo, em virtude das descargas da barragem de Massingir que afetam Macarretane e Chilembene.

Na operação, que já obrigou à retirada de mais de 100 famílias, estão envolvidos fuzileiros navais e outros militares que enfrentam a recusa da população em abandonar a área.

"Colocámos na zona afetada militares e fuzileiros navais com vista a ajudarem a fazer essa operação coerciva porque a população não quer sair do local. Mesmo na operação que estamos a fazer em Guijá, também envolvemos a Polícia para as populações que resistem em ficar nas zonas de riscos onde fazem as suas machambas" (hortas), disse à Rádio Moçambique Manuel Machaieie, do Instituto de Gestão de calamidades (INGC).

Mais de dois mil hectares de culturas diversas deverão estar inundados no perímetro irrigado de Chókwè, em Gaza, e pelo menos três pessoas são dadas como desaparecidas no distrito de Guijá depois de terem sido arrastadas pelas águas do rio Limpopo.

A Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) vai distribuir cerca de duas mil lonas, em apoio das vítimas das inundações e o governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, anunciou ontem que a província já tem dinheiro para as ações de emergência face à tempestade, cerca de 2.4 milhões de meticais (cerca de 68 mil euros) disponibilizados pelo Comité Operativo de Emergência Nacional.

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) entregou na terça-feira, em Maputo, 30 toneladas de produtos alimentares para os desalojados da capital moçambicana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana