sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

AUTORIDADE TRADICIONAL DAS LUNDAS AGASTADOS COM O REGIME ANGOLANO




 Samajone, nas Lundas e Moxico

Autoridades Tradicionais das Lundas Norte e Sul que acompanharam a entrevista do Presidente da Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe,Eng.º José Mateus Zecamutchima, naRádio Voz de America nesta Segunda Feira dia 6 de Fevereiro, estão agastados com o comportamento dos agentes de Ordem e Segurança do regime Angolano.

O facto deve-se pelos maus-tratos que as mesmas forças da ordem e segurança do regime infligiram a etnia Lunda na cadeia da cidade do Luena no Moxico, de acordo com os pronunciamentos do Muene Chinuk.

...”O regedor Chinuk acusado de ser general da UNITA disse que passou por situações muito humilhantes e ficou bastante chocado ao observar sobas e jovens Lundas torturados, ensanguentados e alguns desnudados pelas forças do regime” ... “Que apresentaram corpos com sinais visíveis de tortura por agentes de segurança no momento de sua detenção”.

...”É muita vergonha e tristeza, o governo imiscuir-se nos nossos assuntos tradicionais, dos Lundas, em vez de ver o problema da miséria e da pobreza, depois nos chamam de Matumbos ou de atrasados, onde já se viu um Soba a ser humilhado? Um Soba é pai de todos e deve ser respeitado, agora ficar nu na frente dos jovens? Estamos mal” – desabafaram os Sobas Nguji Muacandala, Samukuale e Polela.

Chamaram a Rainha Nhakatolo a pautar pela razão, não permitir que o regime no lugar de união comece a nos dividir.  Se o Muatchissengue não é capaz de resolver os nossos problemas das nossas tribos e etnias, não é motivo para guerras intestinais do mesmo povo.

Alertaram: “Devemos ter muito cuidado, está próximo a seleições e o governo está preocupado, dai vai criando confusão, se assim continuar vamos boicotar a votação”.

Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe

www.protectoradodalunda.blogspot.com

Sem comentários:

Mais lidas da semana