quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Taur Matan Ruak quer liderar transição da liderança para mais jovens



MSE - Lusa

Díli, 08 fev (Lusa) - O general Taur Matan Ruak, antigo chefe das Forças Armadas de Timor-Leste e candidato às presidenciais de 17 de março, disse hoje que pretende conduzir a transição da liderança do país para os mais jovens.

"Liderei uma transição bem-sucedida nas Forças Armadas e estou determinado a liderar a nova transição no nosso país e acredito nos jovens que estão aqui, e nos outros, que nos próximos anos estejam em condições para liderar o nosso país. O futuro começa hoje", afirmou o general timorense aos jornalistas depois de ter feito visitas a vários locais de Timor-Leste.

Dos cidadãos timorenses, o ex-chefe das Forças Armadas disse que recebeu três pedidos: prosperidade, grandes mudanças e transição geracional.

Taur Matan Ruak disse também que os cidadãos pediram um "pensamento estratégico com grandes linhas de orientação" para o desenvolvimento do país nos próximos 20 anos e uma liderança forte, que inspire os timorenses para que conquistem os grandes objetivos definidos para Timor-Leste, "de forma a credibilizar, a prestigiar o povo".

Questionado sobre a existência de 14 candidatos às presidenciais de 17 março, o general disse que todos querem vencer as eleições, mas que cabe ao eleitorado a decisão.

Durante o encontro com os jornalistas, Taur Matan Ruak apresentou também a página oficial da sua candidatura na Internet que pode ser consultada no endereço www.tmr2012.org.

O general Taur Matan Ruak apresentou em setembro a demissão do cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Timor-Leste para se candidatar às presidenciais.

Taur Matan Ruak foi o último comandante das Forças Armadas para a Libertação e Independência de Timor-Leste (FALINTIL), com a restauração da independência, a 20 de maio de 2002, foi promovido a major-general e nomeado chefe das forças armadas timorenses.

Sem comentários:

Mais lidas da semana