sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MINISTÉRIO ALEMÃO DESMENTE PACOTE DE AJUDA ADICIONAL A PORTUGAL




O ministério alemão das Finanças afirmou que não está previsto qualquer pacote de ajudas adicionais a Portugal, sublinhando que o país está a cumprir o acordado com a troika.

«Portugal está a cumprir até agora as medidas de austeridade acordadas, como revelam todos os relatórios da troika», afirmou esta sexta-feira um porta-voz do ministério alemão das Finanças, citado pelo diário de economia Handelsblatt.

«Em devido tempo veremos se são necessários reajustamentos», acrescentou.

O ministério alemão criticou ainda o comportamento da equipa de televisão da TVI que gravou a conversa privada de Wolfgang Schäuble com Vítor Gaspar, antes de do início da reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, numa sessão normalmente destinada apenas à recolha de imagens e de fotos.

«Gravar secretamente conversas privadas durante a recolha de imagens destes encontros viola os parâmetros jornalísticos e não comentamos o conteúdo dessas conversas», acrescentou o porta-voz alemão.

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, disse na quinta-feira ao homólogo português, Vítor Gaspar, que face ao sucesso negocial relativo ao segundo pacote de ajuda internacional à Grécia, a Alemanha está disponível para rever as condições do acordo assinado com Portugal.

«Após a decisão substancial sobre a Grécia, se depois houver a necessidade de reajustamento do programa português, nós estamos prontos para o fazer», disse Wolfgang Schäuble ao ministro das Finanças português, numa conversa informal antes de ter início a reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, filmada pela estação televisiva portuguesa TVI.

Vítor Gaspar agradeceu a disponibilidade da Alemanha para flexibilizar as condições do empréstimo da troika a Portugal. «Isso será muito apreciado», respondeu o ministro português.

O governante alemão ainda explicou a Gaspar que a revisão do pacote financeiro a Portugal só será possível após a situação grega ser resolvida com sucesso, porque «o problema é que os membros do parlamento alemão e da opinião pública não acreditam» na capacidade dos esforços do governo alemão relativamente à Grécia serem bem-sucedidos.

«Fizemos progressos substanciais», retorquiu Vítor Gaspar, obtendo a concordância do seu homólogo alemão.

O ministro das Finanças garantiu depois à comunicação social que um eventual reajustamento do programa de ajuda externa a Portugal não está neste momento a ser considerado e reafirmou que o Governo não pedirá nem mais tempo nem mais dinheiro.

Nota Página Global

O texto e vídeo relacionados com a indiscrição da TVI ao gravar a conversa da treta entre Gaspar e Wolfgang Schäuble, atrás referidos pelo entrevistado, está publicado em Página Global em Imagem Escolhida: VAI TRABALHAR MALANDRO! CAMBADA DE SACANAS!  e tem comentário da Redação, com AV.

Após as palavras acima, do ministério das finanças alemão, continuamos a considerar que a Alemanha está a acenar a Portugal com a cenoura na ponta do pau e que nada vai mudar para melhor para os portugueses pagantes desta crise, a maioria, a de menores recursos financeiros que paga e, pelos vistos, não bufa com a energia que devia para que exista a tal equidade hipocritamente referida por Cavaco Silva e outros que tais da chusma que delapida o país há décadas e que com o maior dos descaramentos afirma e pensa que os políticos em Portugal são mal pagos – caso de declarações de Passos Coelho, ontem, e também aqui publicadas: Em entrevista ao jornal Sol: Passos Coelho considera que os políticos não são bem pagos.

Afinal o Piegas é ele, Passos, para além de estar a mostrar aos que duvidam que a sua máscara de competência, de democrata e de político honesto está a cair estrondosamente. Que é mais um dos imensos que colhem abusivamente o nosso esforço para proveito próprio e das cliques que os rodeiam e nos sugam.

Ver vídeo relacionado

Sem comentários:

Mais lidas da semana