terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MNE MARROQUINO CERTO DA ACEITAÇÃO DE MARROCOS NA CPLP



Angola Press

Lisboa - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Saad Dine El Otmani, disse hoje (terça-feira), em entrevista à agência Lusa, estar certo de que o país será aceite como observador na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e destacou a importância do apoio português.

"Não acredito que a comunidade recuse", disse à Lusa Saad Dine El Otmani, comentando o pedido de adesão de Marrocos à CPLP, como observador associado, feito em 2010.

Até agora a CPLP ainda não admitiu Marrocos, mas Saad Dine El Otmani, que termina hoje uma visita oficial de dois dias a Portugal - que inclui encontros com o Presidente da República, Cavaco Silva, com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas -- deu como certo o apoio de Lisboa à adesão marroquina.

"Acredito que Portugal e muitos outros países nos apoiam. Temos ainda necessidade desse apoio para nos tornarmos, definitivamente, membros observadores da CPLP", afirmou.

"Isto prova a vontade de Marrocos ter relações privilegiadas com Portugal, prova a vontade de Marrocos ter relações privilegiadas com os seus vizinhos, de fazer parte, de partilhar desses valores, de participar no desenvolvimento com benefícios mútuos com os países da CPLP", disse ainda o ministro.

A próxima cimeira da CPLP decorre, em Julho de 2012 em Maputo, com Moçambique a assumir, por dois anos, a presidência rotativa da organização.

A CPLP inaugurou, na segunda-feira a sua nova sede, em Lisboa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana