quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pedidos de residência de portugueses alcançam valor mais elevado desde a transferência



DM - Lusa

Macau, China, 08 fev (Lusa) - Mais de 200 portugueses requereram em 2011 o Bilhete de Identidade de Residente de Macau, o número mais elevado desde a transferência do exercício da soberania, em dezembro de 1999, indicam dados oficiais a que a Lusa teve acesso.

De acordo com dados da Direção dos Serviços de Identificação, no total, 214 cidadãos de nacionalidade portuguesa requereram o Bilhete de Identidade de Residente da Região Administrativa Especial ao longo do ano passado contra os 164 de 2010.

Oitenta e cinco por cento dos pedidos (ou 183) foram submetidos pela primeira vez, dizendo respeito a requerimentos com vista à obtenção do título de residente não permanente. Já os restantes 31 pedidos visaram a "conquista" da residência permanente - concedido aos que nascem, habitam ou habitaram em Macau antes ou depois da transição, em 1999, durante sete anos consecutivos.

Dos requerimentos que deram entrada nos Serviços de Identificação em 2011, 34 referem-se a portugueses que já nasceram no território.

Macau volta a ser um porto de abrigo para muitos portugueses que procuram "fugir" à crise e partem em busca de oportunidades num Oriente umbilicalmente próximo, após ter sido administrado pelos portugueses durante mais de 400 anos.

O ano mais fraco em termos de solicitações de residência por parte de nacionais foi em 2004, com o registo de um total de 58 pedidos, dos quais apenas seis relativos a um primeiro pedido para residência não permanente.

Porém, desde então tem vindo a impor-se uma tendência crescente do número de pedidos de atribuição de residência em Macau que, nos anos que se seguiram a 1999, "sentiu na pele" os receios dos portugueses sobre o seu futuro pós-transição.

Ler mais sobre Macau - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana